História, perguntado por raissaeduardakleindu, 8 meses atrás

No filme procurando Nemo, o peixe palhaço, vive dentro de uma anemona, qual é a
relação ecológica que existe entre os dois?​

Soluções para a tarefa

Respondido por brendabaseggio
4

As anêmonas são predadores marinhos que têm tentáculos muito coloridos e venenosos. Um dos aspectos mais característicos do peixe-palhaço é que ele vive, se refugia, se reproduz e até se alimenta das anêmonas. A relação entre o peixe-palhaço e as anêmonas é realmente muito particular e simbiótica: eles são um binômio indissolúvel.

Este peixe curioso fornece às anêmonas alguns nutrientes através de sua matéria fecal, e as mantém protegidas contra os peixes-borboleta, que tendem a se alimentar de seus tentáculos.

As anêmonas se alimentam precisamente de peixes. No entanto, a camada mucosa que cobre a pele do peixe-palhaço oferece uma proteção que os torna imunes a sua picada letal. A relação de confiança e ajuda entre essas duas espécies é tão poderosa que o peixe-palhaço deposita seus ovos uma vez por mês na base dos tentáculos das anêmonas.

O peixe-palhaço também dá à anêmona outro benefício fundamental. Os tentáculos das anêmonas são oxigenados graças ao nado dos peixes-palhaços ao redor delas.

De fato, os recifes de corais estão cheios de oxigênio ao longo do dia, mas durante a noite esses níveis podem cair consideravelmente porque a fotossíntese é interrompida. Dessa forma, o peixe ventila os tentáculos da anêmona com suas barbatanas, o que a ajuda a respirar.

Perguntas interessantes