Biologia, perguntado por bielteixeira4054, 10 meses atrás

No filme Avatar, de James Cameron (20th Century Fox, 2009), os nativos de Pandora, chamados Na’Vi, são indivíduos com 3 metros de altura, pele azulada, feições felinas e cauda que lhes facilita o deslocar por entre os galhos das árvores. Muito embora se trate de uma obra de ficção, na aula de biologia os Na’Vi foram lembrados. Se esses indivíduos fossem uma espécie real, sem parentesco próximo com as espécies da Terra, e considerando que teriam evoluído em um ambiente com pressões seletivas semelhantes às da Terra, a cauda dos Na’Vi, em relação à cauda dos macacos, seria um exemplo representativo de estruturas (A) homólogas, resultantes de um processo de divergência adaptativa. (B) homólogas, resultantes de um processo de convergência adaptativa. (C) análogas, resultantes de um processo de divergência adaptativa. (D) análogas, resultantes de um processo de convergência adap- tativa. (E) vestigiais, resultantes de terem sido herdadas de um ancestral comum, a partir do qual a cauda se modificou.

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
91
Olá!!! Bom vamos lá!

Analisando bem a questão e conhecendo como são os avatares, podemos dizer que teríamos um caso de órgãos análogos isso é, órgãos que possuem semelhança entre si por conta da convergência adaptativa.

Como o enunciado nos diz se os Na’Vi tivessem se desenvolvido em um ambiente com pressões seletivas semelhantes às da Terra, características semelhantes teriam sido selecionadas sem, no entanto, que as espécies fossem aparentadas. Por isso teremos uma analogia entre os órgãos.

Por isso a alternativa correta é a letra D

Espero ter ajudado em algo!
Respondido por SergioCastro026
14

Resposta:

D) análogas, resultantes de um processo de convergência adaptativa.

Explicação:

A cauda dos Na'Vi e a cauda dos macacos seriam estruturas análogas, pois apresentariam função semelhante, mas origem embrionária distinta. Considerando que esses seres teriam evoluído de maneira independente, pode-se dizer que a semelhança entre as estruturas é decorrente de convergência evolutiva, processo no qual espécies não aparentadas exibem características similares por terem sido expostas ao mesmo tipo de pressão seletiva do meio.

Perguntas interessantes