Filosofia, perguntado por alimaelgot, 1 ano atrás

No filme "A origem", há uma relação com o pensamento de Freud ? Explique essa relação ?

Soluções para a tarefa

Respondido por MelodyValente1
0
Neste filme há uma embalagem gnóstica muito forte (questionamentos sobre a natureza do real, os sonhos como um mundo paralelo, e personagem feminino que exorta o protagonista a despertar do sono da realidade), mas "A Origem" (Inception, 2010) de Christopher Nolan é extremamente neurocientífico ao fazer a apologia da engenharia do espírito das neurociências. O simbolismo dos sonhos substituído pela cartografia invasiva da mente.
Mas não deixa de apresentar o seu caráter ideológico do Conspiracionista, no qual condiciona as pessoas a um misticismo científico e espiritual novo. A Origem questiona a realidade de maneira que faz as pessoas admirar o Surrealismo, que é uma das principais filosofias conspiracionista.
A Origem mostra o mundo mental dividido em várias camada de sonho,lembrando muito as dissociações condicionadas do MkUltra. Existem muitos desses filmes de bagagem psicológica. Pela influência protestante no EUA, o Gnosticismo não é tão presente, mas existe a Neurociência, que é um pseudo-ciência que tem a mesma função conspiracionista de condicionar a sociedade a aceitar inconscientemente o "Nova Magia", as Pseudo-Ciências.
Perguntas interessantes