No experimento de física onde aborda o MCU (Movimento circular uniforme), é colocado uma bexiga presa em um canudo, uma caneta e uma tampa dentro do copo com água. Alguém pode me ajudar a explicar o porquê da bexiga girar quando se assopra no canudo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Compare os valores encontrados e comente a respeito. Sendo a queda livre um movimento com aceleração constante, as equações que descrevem o movimento de subida e descida de um corpo próximo á superfície da terra são as mesmas equações do MRUV.
Conhecendo as equações do movimento de queda livre poderá, agora, com o auxílio de uma régua milimetrada, reproduzir este movimento e, através dos dados coletados, determinar experimentalmente o tempo médio de reação de cada aluno.
b) Com os dados dos diversos experimentos realizados a sua disposição, responda e/ou execute o que está sendo sugerido.
Resp) O aluno 01 teve uma media de 14,4, apenas 2 cm a menos que o aluno 3 que por sua vez fez, 16,4 cm. O aluno 4 teve uma média de 26,2 cm. Ou seja, o aluno 2 possui mais reflexo, pois segurou a régua mais rápido.
1- Que tipo de movimento foi executado pela régua? Quais as principais características deste movimento.
Queda livre, velocidade constante, movimento vertical.
Relatório 08
Assunto \u2013 Movimento Circular Uniforme (MCU) e Força Centrípeta
Objetivo: Observar como um objeto pode virar sem cair mesmo estando de cabeça para baixo.
Material:
Eixo de Rotação (Motor);
1 copo pequeno;
1 Bolinha pequena;
RELATÓRIO 8
Conteúdo: MCU (Movimento Circular Uniforme)
Objetivo: Demonstrar e caracterizar o Movimento Circular Uniforme
Material Utilizado:
Garrafa com água;
Tubo de caneta;
Tampa circular de plástico;
Canudo;
Fita adesiva;
Tesoura com ponta;
Balão.
Desenvolvimento e Conclusão:
Com a tesoura, foi feito um furo no meio da tampa circular, de modo que o tubo da caneta coubesse no furo e ficasse firme. Em seguida, anexamos o balão em uma das pontas do canudo, com o auxilio da fita adesiva, e o mesmo foi fixado ponta a ponta na tampa circular. Por fim, a estrutura foi colocada sobre a garrada, que continha água até a metade (uma parte do tubo da caneta dentro da água); enchemos o balão de ar e observamos o movimento da estrutura.