No excerto seguinte, o filósofo Friedrich Nietzsche compara e discute dois diferentes modos de se descrever uma crise política: moderada ou exageradamente. Leia o trecho para responder ao que se pede.
Um tom alto demais na reclamação. - Se uma situação crítica (como os vícios de uma administração, ou corrupção e favoritismo em entidades políticas e culturais) é descrita de forma bastante exagerada, a descrição certamente perde o efeito junto aos perspicazes, mas age com tanto mais força sobre os não perspicazes (que teriam permanecido indiferentes, no caso de uma exposição cuidadosa e moderada). Mas, existindo estes em número consideravelmente maior, e abrigando em si forças de vontade mais intensas e mais impetuoso desejo de ação, o exagero favorece as investigações, castigos, promessas, reorganizações. - Nesse sentido, é útil exagerar na descrição das crises.
Um importante papel do artigo na construção do texto é funcionar como um dos marcadores da coesão. No caso dos definidos, como atribuem ao substantivo a marca de informação já conhecida, podem indicar a retomada de uma informação mencionada anteriormente. É com tal propósito que foi utilizado o artigo na expressão:
A-"os vícios de uma administração".
B-"a descrição".
C-"os não perspicazes".
D-"o caso de uma exposição cuidadosa e moderada"
E-"as investigações"
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
Letra B
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás