No estudo da gênese das cidades vamos considerar os elementos culturais da comunidade paleo-neolítica. Os rituais religiosos do paleolítico não se apagaram com a ascensão da cidade; pelo contrário, o sagrado permaneceu e ampliou a sua eficácia e alcance. O que efetivamente foi verificado com o surgimento das cidades foi a concentração de diversas funções até ali dispersas e desorganizadas dentro de uma área limitada. [...]
Para interpretar a origem das cidades é preciso tratar igualmente da técnica, da política e da religião, sobretudo do aspecto religioso da transformação.
Com base em estudos arqueológicos, MUMFORD (1991) e TUAN (1980) enfatizam que os monumentos e documentos descobertos mostram que a ampliação geral do poder foi acompanhada por imagens e símbolos que brotavam do inconsciente e eram transferidos às formas da arte. As inscrições e documentos encontrados entre as ruínas eram mais de natureza religiosa do que política ou econômica. A cidade foi erguida pela vontade de Deus e o sacerdote-rei era o símbolo todo-poderoso. Era um ser semidivino, um intermediário entre o céu e a terra. O co-criador do cosmo.
Efetivamente, no curso natural da gênese e evolução das cidades, o papel desempenhado pela religião foi essencial. Tanto o poder sagrado quanto o poder temporal cresceram ao absorver as novas invenções da época. A necessidade de controlar o ambiente também deu mais autoridade àqueles que se ocupavam dessa função. O sacerdote e o monarca, muitas vezes unidos numa só função e cargo, desfrutavam de maior autoridade. ”
Em sua apresentação, a autora apresenta especial enfoque para os aspectos _______, em especial a religião. Para ela o poder espiritual era a base para o desenvolvimento do __________. Porém, não se pode deixar de analisar o fato de que _________ é um elemento fundamental para a possibilidade de existência da cidade, e por consequência de líderes religiosos e políticos. Assim, mesmo enfocando uma abordagem multicultural, não podemos nos furtar de analisar as questões _________.
A partir da compreensão do texto e do paradigma historiográfico que o fundamenta, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a. Culturais – poder político – o excedente – estruturais.
b. Estruturais – poder centralizador – o poder religioso – fenomenológicas.
c. Políticos – poder econômico – o excedente – políticas.
d. Produtivos – poder político – a organização política – materialistas.
e. Culturais – poder político – a organização política – multiculturais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
38
Resposta:Culturais – poder político – o excedente – estruturais. Correto
Explicação:
Respondido por
36
Resposta:
Culturais – poder político – o excedente – estruturais. Correto
Perguntas interessantes