Química, perguntado por duartelemes, 1 ano atrás

No estudo cinético de uma reação representada por 2A(g) + B2 (g) 2AB(g) os seguintes dados os seguintes dados foram coletados:

A velocidade desta reação pode ser expressa, portanto, pela equação:
A- v = k 2[A]
B- v = k [A]2 [B]
C- v = k [B]2
D- v = k [A] [B]
E- V = K [A] [B]2

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
179
   Olá! Para responder essa questão devemos analisar os dados fornecidos na tabela. Com ela , podemos saber os índices aos quais os reagentes estarão elevados conforme a variação de suas concentrações. Vamos analisa-la:

     . Ao se analisar a primeira e a segunda linhas da tabela, percebemos que a concentração de A permaneceu a mesma e a de B2 dobrou. Essa mudança de B ocasionou uma multiplicação da velocidade da reação também por 2. Sendo assim, o índice ao qual o reagente B estará elevado é 1.

     . Analisando a primeira e a terceira linha, podemos ver que a concentração de A duplicou e a de B2 permaneceu constante. Essa mudança levou a uma multiplicação por 4 da velocidade final da reação. Isso demonstra que o reagente A estará elevado ao quadrado, já que a velocidade aumentou 4 vezes ( dobro da velocidade ----> 2²=4).

   Portanto, a velocidade desta reação pode ser expressa pela seguinte equação :
     v = k [A]2 [B]
   Sendo correta portanto a alternativa B.
Respondido por maicon33333
30

B)v = k [A]² [B]

Ao compararmos a primeira linha com a segunda, observamos que a velocidade inicial dobra ao dobrarmos a concentração do reagente B2. Portanto a velocidade inicial é diretamente proporcional a concentração de B2 (expoente 1).  Ao compararmos a primeira linha com a terceira, observamos que a velocidade inicial quadruplica ao dobrarmos a concentração do reagente A. Portanto a velocidade inicial é proporcional ao quadrado da concentração de A: 22=4 (expoente 2).

Perguntas interessantes