No estado do Paraná, "as mudanças socioculturais que originaram migrações importantes dos sítios e praias caiçaras para as cidades começaram a se intensificar nas décadas de 1930–1950, quando foram construídas as primeiras estradas de rodagem que ligaram o litoral ao planalto". (Pimentel, Alexandre, Gramani, Daniela e Corrêa, Joana (orgs.). Museu vivo do fandango. Rio de Janeiro: Associação Cultural Caburé, 2006, p. 17.) Sobre o impacto dessas mudanças nas relações sociais do litoral paranaense, é correto afirmar: a) O progresso derivado da intensificação da ocupação territorial foi responsável pela preservação da Mata Atlântica na região, que, graças à ação migratória, permaneceu com a sua cobertura vegetal original. b) A construção das estradas de rodagem facilitou a chegada na região de grupos imobiliários e de grileiros, que expulsaram as populações caiçaras de seus sítios e praias e avançaram sobre as terras devolutas ou da União. c) Um incentivo importante para a sobrevivência da cultura caiçara foi a chegada à região das Igrejas pentecostais, que auxiliaram na recuperação das festas seculares responsáveis pela sociabilidade das comunidades litorâneas. d) Com a criação das Areas de Proteção Ambientais, resultantes das mudanças na política ambiental do país, as populações caiçaras remanescentes tiveram o seu modo de vida tradicional assegurado no interior da Mata Atlântica. e) A expansão da atividade turística no litoral paranaense, sobretudo a partir dos anos 70 do século XX, foi fundamental para que os habitantes nativos preservassem as suas atividades econômicas tradicionais, baseadas na roça, na pesca e na coleta.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra b está correta. A construção das estradas de rodagem facilitou a chegada na região de grupos imobiliários e de grileiros, que expulsaram as populações caiçaras de seus sítios e praias e avançaram sobre as terras devolutas ou da União.
Por intermédio das evidentes transformações de ordem política e territorialista na então região paranaense, nota-se que as profundas transformações sociais foram observadas, principalmente para o povo Caiçara, que foram negativamente atingidos com esse processo.
Isso porque a construção de estradas de rodagem fez com que grileiros e grupos imobiliários tivessem cada vez maior interesse na utilização das terras para exploração e construção de áreas urbanas.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás