No Estado de Direito, os poderes são exercidos por meio de funções pelas quais o Estado reparte suas atividades; seus órgãos são os diferentes personagens, ou corpos públicos, encarregados de desempenhar as diversas funções do poder. A divisão das funções estatais em legislação, jurisdição e administração corresponde, pois, à existência de três órgãos denominados Poder Legislativo, Poder Judiciário e Poder Executivo.
Soluções para a tarefa
onsiderando essas informações expomos a seguir algumas informações relevantes:
1. Composta por representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito
2. Instituição permanente, prevista expressamente na constituição, com o objetivo de promovera defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
3. Composta por representantes dos estados-membros e do Distrito Federal, eleitos em cada um desses entes federativos por maioria de votos.
4. Instituição que representa a União, judicial e extrajudicialmente, apoiando-a também em atividades de consultoria e assessoramento jurídico.
5. Instituição direcionada para a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, às pessoas necessitadas economicamente e na forma da lei.
Levando em consideração as descrições conceituais indicadas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta respectiva à Defensoria Pública, Advocacia Geral da União, Ministério Público, Senado Federal e Câmara dos Deputados:
Escolha uma:
a. 5 – 4 – 2 – 3 – 1.
b. 3 – 2 – 4 – 5 – 1.
c. 5 – 4 – 2 – 1 – 3.
d. 1 – 4 – 5 – 2 – 3.
e. 4 – 5 – 3 – 2 – 1.
5-4-2-3-1 corrigida pelo ava