Filosofia, perguntado por anaajulli665, 10 meses atrás

No diálogo Sofista, Platão faz a seguinte observação:

Assim, o homem que se julgasse capaz, por uma única arte, de tudo produzir, como sabemos, não fabricaria, afinal, senão imitações e homônimos das realidades. Hábil, na sua técnica de pintar, ele poderá, exibindo de longe os seus desenhos, aos mais ingênuos meninos, dar-lhes a ilusão de que poderá igualmente criar a verdadeira realidade, e tudo o que quiser fazer.

PLATÃO. Sofista. São Paulo: Abril Cultural, 1972. p. 159-160. (Os pensadores).

Na obra Retórica, Aristóteles afirma:

E, como aprender e admirar é agradável, necessário é também que o sejam as coisas que possuem estas qualidades; por exemplo, as imita- ções, como as da pintura, da escultura, da poesia, e em geral todas as boas imitações, mesmo que o original não seja em si mesmo agradável; pois não é o objeto retratado que causa prazer, mas o raciocínio de que ambos são idênticos, de sorte que o resultado é que aprendemos alguma coisa.

ARISTÓTELES. Retórica. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006. p. 138.

Com base nos textos e em seus conhecimentos sobre Platão e Aristóteles, indique a alternativa correta.

A
A crítica de Platão à pintura refere-se ao fato de ela se afastar do verdadeiro. Já a crítica de Aristóteles deve-se ao fato de ela despertar prazer.


B
Para Platão, o pintor esclarece as pessoas ingênuas, expressando o real em suas obras, mas, para Aristóteles, a pintura não corresponde à realidade.


C
Para Platão, a mimese constitui a cópia de uma cópia, e o artista não conhece a realidade em seu grau mais elevado. Para Aristóteles, uma das causas da existência da arte mimética é o fato de os homens se comprazerem em contemplar imitações.


D
Para Platão, aprendemos com as imitações, que nos distanciam do engano. Para Aristóteles, a imitação deve ser banida por estimular as paixões.


E
Para Platão, ao imitar, o pintor representa a realidade ideal, o que causa admiração. Para Aristóteles, a arte mimética representa o mundo ideal; mas, porque é ingênua, ela não permite a contemplação da verdade.

Soluções para a tarefa

Respondido por ohdesapeludooo
19

Resposta:

Letra C - Para Platão, a mimese constitui a cópia de uma cópia e o artista não conhece a realidade em seu grau mais elevado [...]

Explicação:

Perguntas interessantes