Filosofia, perguntado por lucastutors205, 6 meses atrás

No diálogo Protágoras, de Platão, encontramos o seguinte desfecho de um trecho do diálogo entre Sócrates e o memorável sofista:

[Protágoras] – Essa disciplina é a prudência nas suas relações familiares, o que o porá em condições de administrar do melhor modo sua própria casa e, nos negócios da cidade, o deixará mais do que apto dirigi-los e discorrer sobre eles. [Sócrates] – Será que apanhei bem o sentido do que disseste? perguntei; quero crer que te referes à arte da política e que prometes fazer bons cidadãos. [Protágoras] – Nisso mesmo, Sócrates, é que minha profissão consiste. PLATÃO. Protágoras. 319a. Trad. Maura Iglésias. In: Rezende, A. (org. ). Curso de Filosofia. 11. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. De acordo com esse trecho, pode-se corretamente concluir que:

A
não é graças a Platão que o termo "sofista" passou a ter um sentido pejorativo. B
os sofistas ensinavam gratuitamente a todos os jovens que acorriam ao seu magistério das doutrinas que os tornariam aptos à vida pública e política. C
os jovens buscavam junto aos sofistas desenvolver as qualidades necessárias para se tornarem cidadãos bem-sucedidos, seja na vida privada, seja na vida pública. D
tanto Platão quanto os sofistas analisaram questões cosmológicas relativas à origem do mundo, constituindo os temas políticos simples pano de fundo para aquela discussão

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
0

De acordo como trecho do diálogo entre Sócrates e Protágoras, pode-se corretamente concluir que: C. os jovens buscavam junto aos sofistas desenvolver as qualidades necessárias para se tornarem cidadãos bem-sucedidos, seja na vida privada, seja na vida pública.

Protágoras e os sofistas

Os sofistas foram professores itinerantes, preocupados em ensinar os jovens a melhor convivência na pólis. A noção de cidadão atuante, trouxe a necessidade da boa argumentação nas discussões públicas.

Entretanto, faz-se notar que o sofista Protágoras, se preocupa em formar o bom cidadão, ensinando sobre virtudes morais. Conquanto Sócrates centra seu diálogo em conduzir os jovens a reflexão crítica.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre Protágoras em: brainly.com.br/tarefa/26340080

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes