Pedagogia, perguntado por pmyriansilva, 1 ano atrás

No dialogo abaixo, uma professora dos primeiros anos do ensino fundamental reage ao “erro” do aluno de forma contundente, desvalorizando o seu raciocínio. O menino fala absorvido em suas reflexões, enquanto a professora observa: _ Se achar dá achado, se ler dá lido, se subir dá subido... isso quer dizer que os verbos se dividem em três grupos ar , er e ir. Para conjugar os verbos no particípio passado, acrescenta-se ado e ido. Então abrir dá ... abrido! _ Abrido!? Diz-se aberto!! Diante da situação, podemos perceber que a professora: A professora não incentiva o uso das habilidades linguísticas do aluno e dá ênfase ao ensino normativo da gramática, pois interrompe o fluxo natural da expressão e da comunicação com uma atitude corretiva contundente. A professora prioriza o ensino da metalinguagem com suas definições, classificações e subdivisões. A atitude da professora é correta, pois é na infância que deve ocorrer os primeiros contatos com a reflexão sistemática sobre o mundo da linguagem e as normas que regem a norma culta. A professora corrigiu o erro do aluno de forma contundente, mas necessária, pois o aluno precisa compreender o significado da linguagem e sua função, para isso é essencial que entenda ainda na infancia, que existe uma norma culta de maior prestígio na sociedade e que ele precisará aprendê-la, pois se deparará com situações em que a mesma lhe será solicitada. A professora inicia o processo de alfabetização com o estudo da gramática e com a realização de exercícios que privilegiam a prática linguística, pois esse tipo de atividade mais simples estimula o gosto e o aprendizado da língua e assim surtirá maiores efeitos no que tange a aprendizagem. A professora proporciona ao aluno uma atividade significante, partindo dos conhecimentos que ele já possui, para então iniciar o estudo da gramática e da norma culta.

Soluções para a tarefa

Respondido por dirleneferreira
25

A professora não incentiva o uso das habilidades linguísticas do aluno e dá ênfase ao ensino normativo da gramática, pois interrompe o fluxo natural da expressão e da comunicação com uma atitude corretiva contundente.

 


agerlandamoreir: Já foi corregida ?
dirleneferreira: sim
agerlandamoreir: ok obd!
Astrogiuda: está correta está resposta?
agerlandamoreir: Esta sim .
Astrogiuda: ok
pmyriansilva: Corretíssima.
Respondido por gabrielaquintaouaach
2

Resposta:

Explicação:

Professor deve deixar de lado o comodismo e a repetição da doutrina gramatical e ser mais dinâmico ministrando o conteúdo de forma reflexiva em atividades contextualizadas, interdisciplinares, individuais ou coletivas de forma que o aluno passa a conhecer as variedades da língua através de pesquisas, as quais envolvam a leitura e produção textual, construindo seu próprio conhecimento lingüístico.

Perguntas interessantes