No dia a dia um programador, geralmente, encontra problemas complexos e abrangentes. Para resolver esse tipo de problema o primeiro passo consiste em decompô-lo em subproblemas para assim facilitar o processo de entendimento, análise e resolução. Na solução dos subproblemas são utilizadas sub-rotinas, bloco de instruções que realizam tarefas específicas. Na literatura encontramos, também, os termos subalgoritmo, subprograma e módulo, que são equivalentes a sub-rotinas. Existem dois tipos de sub-rotinas: os procedimentos e as funções.
A recursividade é um mecanismo que permite uma função ou procedimento chamar a si mesmo de forma direta ou indireta quantas vezes for necessário (ZIVIANE, 2004; GUIMARÃES; LAGES, 1994).
Assinale a alternativa que corresponde ao princípio da recursividade.
LEAL, Gislaine Camila Lapasini. Algoritmos e Lógica de Programação I. Graduação EaD: Maringá/PR: Graduação UniCesumar, 2018 (adaptado).
Usar menos recursos da máquina.
Reproduzir conceitos exclusivos da matemática.
Facilitar a depuração do algoritmo com menos instruções.
Ser uma alternativa às estruturas de repetição quando estas não estão disponíveis.
Diminuir o problema maior em um problema menor de forma sucessiva, até não ser mais necessário que a sub-rotina continue chamando a si própr
Soluções para a tarefa
A alternativa é a letra e.
A recursividade pode ser identificada como o que tem como finalidade a busca pela redução de um problema. Isso ocorre por intermédio da amenização dos problemas, tornando-os sempre menores, até a sua insignificância.
Isto é, o problema é semrpre reduzido à sua maior simplicidade para que possa ser resolvido por ele mesmo, sem a necessidade de intervenção direta do indivíduo, devido à grande tranquilidade que representa tal entrave.
Resposta:
Ser uma alternativa às estruturas de repetição quando estas não estão disponíveis.
Explicação:
Algumas linguagens desenvolvidas para programação lógica e programação funcional permitem recursões como única estrutura de repetição, ou seja, não podem usar laços tais como os produzidos por comandos como for, while ou repeat. Tais linguagens geralmente fazem uma recursão em cauda tão eficiente quanto a iteração, deixando os programadores exprimirem outras estruturas de repetição (tais como o map e o for do Scheme) em termos de recursão.
fonte:
wikipédia