No dia a dia das grandes cidades, seja em casa, no trabalho, no carro ou na rua, quase sempre se está conectado a alguma rede sem fio, por meio de um computador pessoal, pelo celular ou por outros dispositivos com acesso sem fio.
Liste as dificuldades, justifique detalhadamente cada uma delas e elenque apenas uma, exemplificando-a em uma situação real para seus alunos.
Soluções para a tarefa
As maiores dificuldades no acesso às redes sem fio são representadas por:
1ª) encontrar um local com rede segura - isso significa que não devemos conectar nossos aparelhos eletrônicos em qualquer ambiente. Na realidade, é preciso encontrar um estabelecimento comercial que contenha duas redes (uma aberta para o público e uma privada).
2ª) fazer o monitoramento da rede - para saber quantos aparelhos estão conectados na mesma rede sem fio. Na prática, as pessoas não costumam se preocupar com essa ação necessária.
Com a execução dessa ação (de monitorar a rede), é possível perceber se há algum movimento fora do padrão na rede de algum estabelecimento.
Dê valor aos esforços dos seus pais. :)
Resposta:
Dificuldades mais comuns para navegar na internet a partir de um dispositivo móvel:
1. Não existe sinal de rede disponível.
2. O sinal de rede está muito fraco.
3. Não consegue realizar a conexão na rede disponível.
4. Está conectado na rede, mas o acesso é lento.
Muitas das dificuldades são peculiares à tecnologia sem fio, que sempre precisa de um ponto específico de acesso por perto. Quando se utiliza um dispositivo móvel, estando mais próximo ou mais distante de antenas de pontos de acesso das redes sem fio, geralmente percebe-se melhora ou piora do serviço de acesso às redes, respectivamente. Porém, em alguns casos, quando há muitas pessoas acessando os mesmos pontos de acesso -mesmo bem próximos de uma antena de ponto de acesso-, é comum encontrar dificuldade para navegar na internet ou utilizar outros serviços disponibilizados pela rede de dados.
As redes sem fio compartilham o meio de transmissão, que é o ar. Quanto mais dispositivos tentam fazer o uso da conexão no mesmo lugar, maior é a necessidade de pontos de acesso. Porém, a sobreposição de sinais de cobertura de pontos de acesso causa interferências uns sobre os outros, dificultando ainda mais esse acesso. Esses pontos de acesso também trabalham com limites de conexões simultâneas, pois a banda disponibilizada é compartilhada com todos os dispositivos móveis que querem se comunicar. Quanto mais dispositivos, maior o compartilhamento da banda disponível, gerando muitas vezes a conhecida lentidão do acesso à rede de dados.
Na rede sem fio também há controle de acesso. Em geral ele é feito ou pelo registro do dispositivo na rede, ou por senhas de acesso. No primeiro caso, somente dispositivos previamente cadastrados pelo administrador da rede terão permissão para uso do ponto de acesso. No segundo caso, é necessário ter a senha de acesso.
Explicação: