Biologia, perguntado por juliobdutra, 1 ano atrás

No dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem da mineradora Samarco (empresa fruto da sociedade entre as empresas Vale do Rio Doce e a anglo-australiana BHP Billiton), em Mariana, no estado de Minas Gerais, despejou sessenta bilhões de litros de rejeitos de mineração de ferro ao longo de mais de 500 km na bacia do rio Doce, a quinta maior do Brasil. A Bacia Hidrográfica do rio Doce possui área de drenagem de 86.715 quilômetros quadrados, dos quais 86% estão no Leste mineiro e 14% no Nordeste do Espírito Santo. O rio Doce tem extensão de 879 quilômetros e suas nascentes estão em Minas, nas Serras da Mantiqueira e do Espinhaço. O dano ambiental de tamanho irreparável, tem como um dos mais graves efeitos do despejo do rejeito nas águas, o assoreamento pela lama de rios e riachos da bacia do rio Doce. A avalanche de rejeitos gerada no estado de Minas Gerais pelo rompimento causou danos ambientais imensuráveis e irreversíveis. Provocou um cenário de devastação no distrito de Bento Rodrigues, o mais atingido, a cerca de 2 km de onde ocorreu o rompimento, sendo que 85 famílias perderam as casas ou tiveram o imóvel afetado pela ocorrência grave, e até final de dezembro de 2015, 17 pessoas foram encontradas mortas sob a lama e, até o presente momento, 3 desaparecidas”. As políticas ambientais não evitaram esse tragédia ambiental e social gerando agressão contra o meio ambiente e a população de Mariana.

Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2018.

Analisando o fragmento do texto acima e as relações com políticas ambientais, é correto o que se afirma em:


Alternativas
Alternativa 1:
As tragédias ambientais ocorrem por vários fatores, um deles é a falta de fiscalização das obras de empresas estatais e privadas. As políticas ambientais perdem sua eficiência gerando danos ambientais e sociais a população.

Alternativa 2:
As tragédias ambientais são conseqüências das mudanças do meio ambiente sem participação da ação humana.

Alternativa 3:
O caso de Mariana é algo isolado sem relação com falta de fiscalização das políticas ambientais.

Alternativa 4:
Essas tragédias ambientais e sociais são resolvidas rapidamente, de maneira alguma isso afeta a população. São consequências de obras bem planejadas e executadas através de políticas ambientais sustentáveis.

Alternativa 5:
Empresas que causam danos ao meio ambiente e a população são rigorosamente multadas e responsabilizadas pelos seus atos no Brasil. Logo após as tragédias as empresas disponibilizam rapidamente todos os documentos da obra demonstrando total transparência e que seguem as leis da Política Nacional do Meio Ambiente.

Soluções para a tarefa

Respondido por cassianoLeite
26
Alternativa 1) As tragédias ambientais ocorrem por vários fatores, um deles é a falta de fiscalização das obras... gerando danos ambientais e sociais a população.
Respondido por ecpimenta
12

Alternativa 1 esta correta

As tragédias ambientais ocorrem por vários fatores, um deles é a falta de fiscalização das obras de empresas estatais e privadas. As políticas ambientais perdem sua eficiência gerando danos ambientais e sociais a população.


Perguntas interessantes