No dia 31 de janeiro de 2017, a empresa Hello Investimentos Ltda. recebeu da instituição financeira, com a qual faz negócios e mantém sua conta corrente, o extrato da aplicação financeira que evidencia juros incorridos ao mês, no valor de R$ 2.000,00. Considerando que houve resgate total da aplicação nessa data. Referente ao valor do imposto de renda exclusivo na fonte que incide sobre os juros é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: Aumenta o valor das receitas com juros. Alternativa 2: Aumenta o imposto a ser compensado. Alternativa 3: Aumenta a despesa com impostos. Alternativa 4: Aumenta o saldo da conta de aplicação. Alternativa 5: Aumenta o ativo total da empresa.
Poderiam me explicar por que aumenta o imposto a ser compensado? No material da disciplina, pág. 97, diz que essas receitas são tributadas exclusivamente na fonte e não integram a base de cálculo do imposto de renda da pessoa jurídica, e os valores retidos não podem ser compensados do imposto apurado... pelo que sei, não há compensação para imposto de renda, apenas para impostos relacionados a compra e venda de mercadorias. Você vai reconhecer apenas a despesa e descontar o valor na aplicação, conforme indicado no lançamento da página 98 do livro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sobre o caso dos impostos a serem pagos, a resposta certa é a:
Alternativa 2: Aumenta o imposto a ser compensado
Isso porque na data da aplicação são devidos a aplicação financeira que é o ativo e o banco, também ativo.
Na data do resgate, pelo reconhecimento das receitas com juro ativos temos a aplicação financeira e os Juros Ativos ou Juros s/ Aplicação Financeira (receita)
Pelo imposto de renda temos a IRF a compensar, sendo esse um ativo e as aplicações financeiras também ativos.
Por fim, pelo resgate da aplicação temos o banco e a aplicação financeira, ambos ativos.
Logo, com relação ao imposto de renda que incide sobre os rendimentos, haverá aumento de imposto a ser compensado.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes