No dia 3 de junho de 2011, foi inaugurado o projeto Tartarugas da Amazônia: Conservando para o Futuro, coordenado pela Associação de Ictiólogos e Herpetólogos do Amazonas (AIHA), com a missão de ampliar os estudos científicos sobre os cinco principais quelônios mais ameaçados na região Amazônica. Entre as várias ameaças a que estão sujeitas as populações de quelônios, destaca-se a perda progressiva de hábitat, resultante de ações antrópicas e alterações climáticas. Modelos climáticos atuais predizem que a temperatura média na Amazônia possa aumentar em 4°C até o final do século 21, com grande redução da precipitação pluviométrica local. Este cenário seria catastrófico para o bioma da região, tendo como consequência a substituição da vegetação amazônica por um sistema de savana - bioma semelhante ao cerrado brasileiro. ENADE, 2009 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as afirmações abaixo acerca dos possíveis impactos decorrentes das mudanças climáticas.
I. A substituição da vegetação amazônica por savana é muito preocupante porque não só pode afetar as condições abióticas do ecossistema (por exemplo, temperatura, precipitação, etc), mas também os componentes bióticos, como a disponibilidade de presas, presença de parasitas ou doenças infecciosas.
II. As espécies estão adaptadas a determinadas condições bióticas e abióticas, e mudanças drásticas nestas condições podem levá-las a extinção.
III. A precipitação escassa influenciará diretamente a biologia de alguns animais, como no caso dos quelônios, uma vez que a temperatura do ambiente regula a incubação dos seus ovos.
A) I, II e III.
B) I, apenas.
C) III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Olá! Vamos julgar os itens a seguir :
I. A substituição da vegetação amazônica por savana é muito preocupante porque não só pode afetar as condições abióticas do ecossistema (por exemplo, temperatura, precipitação, etc), mas também os componentes bióticos, como a disponibilidade de presas, presença de parasitas ou doenças infecciosas. - Correta, qualquer alteração drástica em um ecossistema implica em diversas alterações nos fatores bióticos e abióticos. A mudança de floresta para a savana implicaria em uma alteração quase que total dos fatores climáticos, geográficos e da fauna e flora.
II. As espécies estão adaptadas a determinadas condições bióticas e abióticas, e mudanças drásticas nestas condições podem levá-las a extinção. - Correta, assim como dito na primeira afirmação, cada população possui determinado nicho e uma mudança nesses fatores implicaria em uma mudança total de nicho, o que pode acarretar na extinção de algumas espécies.
III. A precipitação escassa influenciará diretamente a biologia de alguns animais, como no caso dos quelônios, uma vez que a temperatura do ambiente regula a incubação dos seus ovos. - Correta, temperaturas mais elevadas podem influenciar negativamente diretamente no desenvolvimento desses animais, tanto no desenrolar da vida quanto no desenvolvimento dos embriões nos ovos.
Portanto, podemos dizer que todas as afirmativas estão corretas, sendo certa a alternativa A.