No dia 26 de Agosto de 1883, a ilha de Krakatoa ou Cracatoa (em indonésio: Krakatau), localizada no estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia, desapareceu, quando o vulcão de mesmo nome, no monte Perboewatan - supostamente extinto - entrou em erupção. É considerada a 2ª erupção vulcânica mais fatal da História e a 6ª maior erupção do mundo. A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas e causou mais de 36 mil mortos. Sua explosão atirou pedras a aproximadamente 27 km de altitude e o som da grande última explosão foi ouvido a cinco mil quilômetros, na ilha de Rodrigues, tendo os habitantes ficado surpresos com o estrondo, supondo significar uma batalha naval. O barulho chegou também até a Austrália, as Filipinas e a Índia.
Os vulcões são senhores da morte, sim. Mas são também, de alguma maneira, senhores da vida. Voltemos aos restos da ilha de Krakatoa. Um ano depois da catástrofe de 1883, a flora e a fauna começam a retornar lentamente à montanha Rakata. Primeiro vêm as plantas rasteiras, cujas sementes foram carregadas das ilhas vizinhas, pelos ventos. Quinze anos mais tarde, existem já quase trezentas espécies de gramíneas. Depois é a vez de árvores maiores. A vegetação atrai caracóis, aranhas, escorpiões, formigas e besouros.
Pouco mais de um século depois do desastre, a antes estéril montanha está coberta por uma fechada floresta tropical, povoada por aves, répteis, borboletas e ratos selvagens. Krakatoa é de novo uma típica ilhota do Sudeste Asiático. O vulcão funcionou como um verdadeiro maná, fertilizando o solo, no qual, antes, despejara sua ira. Ocorre que depois de lançar jatos de gases venenosos e lava incandescente, essas "bocas-do-inferno" se acalmam e deixam o terreno pronto para o ressurgimento de animais e plantas. O material que jorra do interior da Terra vem carregado de substâncias nutritivas, que adubam o solo. "Não é à toa que o solo da região sul de São Paulo e norte do Paraná está entre os mais férteis do país", comenta o geólogo Antonio Carlos Rocha Campos, da Universidade de São Paulo. A chamada terra roxa é formada por basalto pulverizado.
Disponível em: .
Sobre sucessão ecológica, leia atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A sucessão ecológica refere-se a substituição progressiva de uma comunidade por outra, em uma determinada área.
II. A sucessão secundária corresponde ao estabelecimento de seres vivos em um meio que jamais foi colonizado. O caso de Krakatoa refere-se a sucessão primária.
III. A sucessão primária ocorre em substratos que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade e, consequentemente, contêm matéria orgânica viva ou morta. Ex.: clareiras, áreas desmatadas, fundos expostos de corpos de água.
IV. A sucessão ecológica é controlada pela comunidade. No entanto, o ambiente físico determina o padrão e a taxa de mudança e, muitas vezes, limita a extensão do desenvolvimento.
ALTERNATIVAS
Somente I e II estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I e IV estão corretas.
Somente I, II e III estão corretas.
Somente II, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
somente a alternativa I e IV
Irvs:
Concordo com a I e IV
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás