História, perguntado por deborahcostaamador, 9 meses atrás

. No dia 24 de junho de 1922, a sede do Clube Militar do Rio de Janeiro viveu uma de suas sessões mais agitadas.
O clima nacional era tenso, expressando o descontentamento civil e militar em relação à situação política do país, em particular à eleição presidencial de Arthur Bernardes. O ponto culminante dessa agitação ocorreu nos quartéis e nas colunas armadas.
a) Nomeie este movimento militar.
b) Dê as suas principais características.

Soluções para a tarefa

Respondido por isoladoapenas
46

Resposta:

aiai

Explicação:

a) Movimento Tenentista.

b) o movimento era formado por militares que defendiam mudanças políticas/econômicas. Seus participavam exigiam investimentos educacionais, tecnológicos e científicos, voto secreto e fim dos privilégios oligárquicos.

Respondido por nellycampos
2

Resposta:

a) O movimento em questão foi o Tenentismo.

b) O Tenentismo foi um movimento político de base militar que envolveu uma parcela da oficialidade jovem e, portanto, de baixa patente do Exército, na década de 1920 e primeiros anos da de 1930. Apesar da importância que tiveram na derrubada das oligarquias, os “tenentes” eram uma parcela pequena da oficialidade, e as revoltas que promoveram foram feitas apesar do Exército e, em geral, contra o Exército.

O programa defendido pelos tenentistas incluía a adoção do voto secreto, a centralização do poder (reduzindo-se a autonomia dos estados), a limitação dos poderes do Executivo e a obrigatoriedade do ensino primário – medidas bastante avançadas para a época. Por outro lado, não se fazia uma só referência à questão social nem ao domínio econômico das oligarquias. Fica claro, assim, que os tenentistas, embora favoráveis à modernização do país, não eram revolucionários no sentido real da palavra, pois não defendiam transformações profundas na estrutura socioeconômica.

Explicação:

plurall valeu tmj

Perguntas interessantes