No dia 20 de novembro, é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa data foi instituida oficialmente pela Lei n.° 12.519, de 10 de novembro de 2011, e remete ao dia em que foi morto o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no ano de 1695. O Quilombo de Palmares situave-se na Serra da Barriga, na antiga Capitania de Pernambuco - hoje integra o municipio de União dos Palmares, no estado de Alagoas -, e foi formado por volta do ano de 1597. Dos mais de 5 mil municipios do país, pouco mais de mil adotaram a data como feriado, o que corresponde a quase 20%. 1) A data foi escolhida em referência à(ao)
a) dia em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, colocando fim à escravidão de negros no Brasil
b) morte de Zumbi dos Palmares - símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afro- brasileiro.
c) acordo internacional celebrado entre nações unidas, pondo fim à escravidão de negros em todo o Planeta.
d) Guerra da Chibata, desencadeada nesta data que deu início às ações que geraram o fim da escravatura no país.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A data de 20 de novembro para a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil foi escolhida em referência à: b) morte de Zumbi dos Palmares - símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afro-brasileiro.
O dia 20 de novembro foi escolhido, no Brasil, para a comemoração do Dia da Consciência Negra, pois foi a data de morte de Zumbi dos Palmares.
Zumbi dos Palmares foi um escravo fugitivo que comandou o grupo denominado de Quilombo dos Palmares. Tinha como objetivo a luta contra a escravidão e contra o poder exercido pelos portugueses sobre os escravos brasileiros. Foi uma importante figura da resistência dos escravos no país.
Bons estudos!
Perguntas interessantes