História, perguntado por paolalemos2004, 11 meses atrás

No dia 13 de dezembro de 1968, o governo brasileiro baixou o ato institucional n° 5 (AI-5). Em fevereiro de 1969, surgiu o decreto-lei n° 477. O governo, com estas duas medidas jurídicas, pretendia:
A) anistiar os envolvidos com a Guerrilha do Araguaia e iniciar um período de distensão política.

B) Consolidar as reformas iniciadas pelo Vice-presidente Pedro Aleixo, permitindo, respectivamente, o funcionamento dos partidos políticos e das entidades estudantis.

C) Institucionalizar a repressão, suspendendo as garantias constitucionais e individuais, e afastar das universidades brasileiras os elementos considerados subversivos.

D) Isolar os generais que defendiam um endurecimento do regime militar e preparar o país para a "abertura política" realizada, pelo presidente Emílio Garrastazu Médici.

E) Acabar com a guerrilha do Bico do Papagaio (AI-5) e impedir a votação da Lei de Anistia proposta pela Arena em agosto de 1968.

Soluções para a tarefa

Respondido por adreisghoul
247

Resposta:

C) Institucionalizar a repressão, suspendendo as garantias constitucionais e individuais, e afastar das universidades brasileiras os elementos considerados subversivos.

Respondido por makmorales
411

Letra C: as novas medidas jurídicas pretendiam Institucionalizar a repressão no Brasil, de modo que o presidente da república tivesse ainda mais poderes concentrados em suas mãos, fortalecendo a Ditadura Militar.

Com isso houve a quebra e a suspensão das garantias constitucionais e individuais, bem como uma tentativa de afastar das universidades brasileiras os elementos considerados ameaçadores ao Regime, tal como ideais socialistas.

Abraços!

Perguntas interessantes