[...] No dia 11 de setembro de 2001, ocorreu aquele que muitos colocam como o marco inicial do século 21: num ataque coordenado pelo grupo fundamentalista Al-Qaeda, aviões colidiram com o grande centro de negócios WTC¹, conhecido como Torres Gêmeas, gerando milhares de mortes. O atentado foi comandado pelo terrorista Osama bin Laden contra aquele que era o maior símbolo do Império Americano, em sua associação política com o empresariado.
[...] Inicialmente, dois aviões comerciais foram sequestrados por homens-bomba da unidade islâmica e foram direcionados aos alvos. Após a colisão com a Torre Sul, a aeronave explodiu e, pouco mais de uma hora depois, a estrutura desabou. Após o ocorrido, os EUA² participaram de novas empreitadas de ocupações de países [...] e anunciaram como legítima a Guerra ao Terror. [...]
*Vocabulário:
¹WTC: Em inglês, World Trade Center.
²EUA: Estados Unidos da América.
NOGUEIRA, André. De 1999 a 2020: 10 episódios que mudaram o mundo enquanto Putin está no poder. Aventuras na História, 2020. Disponível em: . Acesso em: 4 ago. 2021. Fragmento.
Imagem das Torres Gêmeas sob ataque
H090786F5
AVENTURAS NA HISTÓRIA. Disponível em: . Acesso em: 4 ago. 2021.
Com base nesse texto e nessa imagem, o terrorismo na contemporaneidade está relacionado ao
conflito de identidades culturais e de práticas políticas ao longo do tempo.
embate econômico e político restritos aos países desenvolvidos.
engajamento em práticas religiosas por países dominados pelos católicos.
investimento em políticas sociais em benefício mundial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
É correta a alternativa A, estando o fenômeno do terrorismo moderno ligado sobretudo com a ideia de um "nós" contra "eles", tendo sido os Ataques de 11 de Setembro, por exemplo, ideologicamente justificados pelos terroristas como um ataque contra os "infiéis" que ameaçavam a sua visão de mundo.
Osama Bin Laden, o principal símbolo e organizador daqueles atentados, afirmava que os Estados Unidos seriam uma ameaça e que estariam tentando tomar controle de importantes pontos sagrados para os muçulmanos (o que não era verdade, mas serviu para conseguir apoio de fanáticos religiosos dispostos a morrer por suas ideias).
Perguntas interessantes