Geografia, perguntado por anabeatrizdonizete54, 10 meses atrás

no dia 10 de janeiro,às 8h,um navio cargueiro,em sua rota,cruza a linha internacional da data no sentido oeste (Gr). Após ter cruzado a referida linha,que dia e hora são registrados no navio​

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
64

A chamada Linha Internacional da Data é uma linha imaginária localizada no Oceano Pacífico, que, conforme decidido por convenções internacionais, implica na mudança da data de registro ao cruzá-la.

Ao se atravessar a linha de leste para oeste, "ganha-se" um dia, ou seja, é necessário adiantar o calendário em um dia.

Na direção contrária, deve-se atrasar o calendário.

Da forma descrita no enunciado, a hora e o dia que devem ser registrados são precisamente 8h do dia 11 de janeiro do ano corrente.

Respondido por brenndoclpc6wa6
36

Resposta:

9 de janeiro, 8h

Explicação:

Para responder corretamente a essa questão, primeiramente é preciso atentar à diferença conceitual entre o que se entende por “oeste” em um sentido mais abstrato, genérico ou relativo, quando se refere ao “lado esquerdo de um observador voltado para o norte”, ou ainda “a direção do Sol poente” – o que na prática é independente de onde o observador estiver localizado, exceto nas regiões polares – enquanto que o “Oeste (Gr)”, leia-se “oeste de Greenwich”, coincide com o que chamamos de Hemisfério Ocidental.  

Dessa forma, temos que, como diz o enunciado da questão, o navio cruzou a linha no sentido Oeste (Gr), ou seja, ele estava no Hemisfério Oriental, a Leste (Gr), próximo à Rússia (indicada na figura como o número 1), e passou para o Hemisfério Ocidental, próximo aos EUA (indicado na figura com o número 2).

Interpretando corretamente qual é a trajetória descrita pelo navio, outra exigência conceitual da questão é em relação ao funcionamento dos fusos horários e, mais especificamente, da convenção da Linha Internacional de Mudança de Data.

Ao cruzar a Linha Internacional de Mudança Data no sentido Oeste (Gr), sempre teremos a redução em um dia no calendário, porém sem alteração no horário. Isso acontece como consequência da convenção internacional que estabeleceu o Meridiano de Greenwich como marco zero (0º) e principal meridiano para a contagem das longitudes.  

Imaginemos um deslocamento no sentido oeste, em direção ao Hemisfério Ocidental. Estaremos nos deslocando no sentido contrário à rotação da Terra (que gira de oeste para leste) e, portanto, estaremos "voltando" uma hora a cada meridiano (15º) percorrido, até o momento em que se alcançará o antimeridiano de Greenwich (longitude 180º), onde está localizada a Linha de Data – entre a América e Ásia/Oceania. Ocorre que a contagem regressiva nas horas a partir desse momento em que cruzamos tal linha não faz mais sentido, pois acabamos de chegar ao Hemisfério Oriental, ou seja, a parte do globo que primeiro foi iluminada pelos raios solares ao início do dia. Nesse momento, portanto, ao cruzar a Linha de Data, passamos imediatamente para o dia seguinte. Nesse exemplo, embora o deslocamento tenha sido cada vez mais para oeste, a Linha de Data foi cruzada no sentido Leste (Gr) - entendendo-se por "sentido" a direção para qual se segue, o rumo.

Obs.: É possível encontrar uma versão da figura alterada, na internet, indicando a rota do navio no sentido oposto, o que levaria a um acréscimo na data, contudo, essa versão entra em contradição com o enunciado, que define o sentido como Oeste (Gr).

Perguntas interessantes