"No dia 07 de Abril de 1831, D. Pedro I abdicou do trono brasileiro em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara, então com cinco anos de idade. Chegava ao fim o Primeiro Reinado, com uma ruptura dramática entre o Brasil e o imperador" (PEREIRA, 2015, p.45).
PEREIRA, Luciene Maria Pires. História do Brasil: Império e República. Maringá - PR: Unicesumar, 2015.
Em relação à abdicação de D. Pedro I, leia as afirmações:
I – Para os opositores de D. Pedro I a sua abdicação significou uma ruptura definitiva com Portugal, uma vez que o Brasil não mais seria governado por um representante que possuía também direitos monárquicos sobre aquela nação.
II – Para alguns historiadores estudiosos do período, 1831 é considerada a data da verdadeira independência do Brasil, data em que o país passa a ser de fato dos brasileiros, governado por brasileiros.
III – A abdicação de D. Pedro I foi entendida pelos brasileiros do período como um ato de covardia por parte do imperador diante do cenário político e econômico do país.
IV – Com o fim do primeiro reinado, a infanta D. Maria, filha de D. Pedro I assumiu imediatamente o comando do Brasil, dando início a uma época de prosperidade brasileira.
Estão corretas apenas as afirmativas:
ALTERNATIVAS
I.
I e II.
II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Acredito que seja a 1e 2
espinolaalves:
Também creio ser esta a resposta certa.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás