No desafio a seguir você será desafiado a redigir um relatório após uma visita técnica a uma unidade de saúde, onde você foi com a tarefa de observar o processo de trabalho dos profissionais. O professor que conduziu esta tarefa solicitou um relatório que aborde uma situação atípica observada na unidade e você resolveu abordar as políticas de saúde (de atenção básica e de saúde bucal) integradas ao processo de acolhimento da unidade.
Considerando a solicitação do professor, você resolveu fazer o relatório sobre como a equipe de saúde trabalha com o ACOLHIMENTO da população e falou sobre três situações. Observe as situações identificadas a seguir e justifique por que a situação foi selecionada para o relatório.
Situação 1: A política de saúde bucal e o processo de acolhimento
Situação 2: Acolhimento como dispositivo para reorganizar o processo de trabalho da equipe.
Situação 3: Acolhimento como uma tecnologia do cuidado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A seguir, as situações identificadas e suas respectivas justificativas.
A política de saúde bucal e o processo de acolhimento.
A saúde bucal no Brasil está sendo cadenciada pela Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente. Esta política preconiza a ampliação e integração das equipes de saúde bucal com as equipes de Saúde da Família. Além disso, vem sendo tomadas medidas preventivas (fluoretação das águas de abastecimento público) e de educação em saúde (distribuição de kits odontológicos). Então, o dentista deve atuar na perspectiva da Política Nacional de Atenção Básica, que preconiza o dentista como ator pujante e integrado ao processo de acolhimento na unidade de saúde, constituindo um assunto fundamental para as clínicas de cunho privado.
Acolhimento como dispositivo para reorganizar o processo de trabalho da equipe.
O acolhimento faz com que a equipe reflita o “modus operandi”, ou seja, como a equipe irá abordar a população que necessita de acolhimento na unidade de saúde. Neste contexto, é importante salientar que o acolhimento não é um simples processo de triagem antes do atendimento, e sim, um escuta qualificada. A equipe como um todo deve estar preparada para realizar esta ação. Então, a equipe deve estar preparada para identificar os aspectos de vulnerabilidade do paciente/usuário. E, claro, deve reorganizar os fluxos do paciente dentro da unidade e o procedimento quando o mesmo necessita de atenção que não compete à unidade, por exemplo, atendimento de fraturas alveolo-dentárias. E, para finalizar, as agendas dos profissionais devem estar organizadas para atender às demandas do acolhimento. Este aspecto é um importante indicador para medir a eficácia e eficiência do serviço prestado. Esperando que o profissional da saúde tenha como propósito a atenção à saúde das pessoas e, mais uma vez, este indicador serve para os serviços públicos e privados, ou seja, o paciente usuário precisa ser atendido e ficar satisfeito com a atenção recebida. Portanto, muitas pessoas que procuram a unidade de saúde podem ser acolhidas e direcionadas para os serviços de prevenção e educação em saúde disponibilizados em cada unidade de saúde.
Acolhimento como uma tecnologia do cuidado.
O acolhimento necessita que o profissional possua competências e habilidades para atuar com tecnologias leves e duras, ou seja, considerando as tecnologias leves, o profissional terá a oportunidade de fortalecer o vínculo com o usuário, além de trabalhar com a escuta qualificada que proporcione a resolução imediata da demanda de saúde do paciente e que permita a continuidade da atenção (por exemplo: inserir o paciente/usuário em um programa de educação em saúde da unidade de saúde – saúde da gestante, que inclui os cuidados de saúde bucal). E, no que tange às tecnologias duras, o profissional deve ter a competência para trabalhar com o diagnóstico clínico e por imagens, além de dar o encaminhamento correto, seja para resolver o problema de saúde que necessita de intervenção clínica de ordem medicamentosa e/ou com procedimento cruento ou para referenciar o paciente para um serviço especializado (exemplo: o paciente estava com um abscesso dentoalveolar(diagnóstico); logo, foi atendido (abertura coronária, colocação de medicamento no canal radicular, selamento da cavidade - procedimento cruento) e, com a finalização do caso, encaminhando o paciente para o realizar o tratamento endodôntico no Centro de Especialidades Odontológicas-CEO.