No decorrer dos últimos anos, uma das principais discussões na área da metodologia do ensino de História tem sido o trabalho educativo com diferentes fontes e linguagens no estudo dessa disciplina. Esse movimento não é recente. No entanto, o debate desenvolveu-se no contexto de ampliação da pesquisa acadêmica no campo da historiografia e da educação; no movimento de críticas, avaliação e renovação dos livros didáticos, da difusão dos livros paradidáticos e outros materiais, do avanço das novas tecnologias, das mídias em geral e da internet. GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus, 2014, p. 257. Em relação a essa abordagem, com as fontes e linguagens, Selva Guimarães nos indica que: *
Soluções para a tarefa
Resposta:
ufsgizkgsydoydoydoyod
A abordagem metodológica na história tem como objetivo realizar um pensamento crítico, possibilitando aos pesquisadores analisar de forma plena as evidências. Por isso a alternativa correta é a letra B.
A abordagem da metodologia na história
Na área de metodologia para o ensino de História, os limites disciplinares são questionados, o conhecimento é reconectado e permite rearticulações em busca de uma maior inteligibilidade da História.
Assim, o uso de múltiplas abordagens teóricas e perspectivas disciplinares para a história, bem como o uso de ferramentas digitais, pode se mostrar útil no ensino de história.
Além disso, o uso de técnicas de pensamento crítico, resolução de problemas e avaliação em sala de aula ajudará a criar um ambiente educacional no qual os alunos poderão explorar e se engajar com o assunto de forma independente.
O complemento da questão:
''A) se trata de uma opção metodológica que recorta o olhar de todos os envolvidos no processo, os historiadores, os professores, os estudantes e o próprio campo de estudo e, assim, simultaneamente, privilegia apenas a história.
B) a partir dessa abordagem metodológica as fronteiras disciplinares são questionadas, os saberes são religados e possibilitam rearticulações em busca de uma maior inteligibilidade da história.
C) nem todas as linguagens contribuem para a produção e difusão de saberes históricos e, dessa forma, não promovem um pensar autônomo e reflexivo pelos estudantes nas práticas de ensino de história.
D) apesar de o professor normalmente não incorporar noções, saberes, representações de outros campos e do mundo vivido, seria proveitoso que ele se atualizasse em relação a essa opção metodológica.''
Mais questão sobre abordagem metodológica: https://brainly.com.br/tarefa/53302859
#SPJ2