Português, perguntado por agarf12, 1 ano atrás

No decorrer dos últimos anos as disciplinas relacionadas a área das humanas perderam (e estão perdendo) espaço na estrutura curricular das escolas, e uma das graves consequências foi a inserção da disciplina de literatura junto à língua portuguesa (sem ampliação da carga horária), o que compromete drasticamente a qualidade de ensino e o espaço para cumprirmos com o conteúdo pedagógico. Assim, peço que nesse espaço você escreva um texto dissertativo argumentativo, 12 a 15 linhas, e apresente duas propostas de como integrar o ensino de literatura e língua portuguesa sem suprimir, ou enaltecer, apenas uma das disciplinas.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliocsbrestudante
0

Resposta:

Simples, Manter se Imparcial independente da questão, E sempre adicionar leitura aos seus estudos! Ler livros é fundamental(Sim. Mas porque)

Explicação:

A Literatura é considerada um bem cultural cujo acesso contribui para o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, do exercício da imaginação, além, de favorecer o acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos,seja do universo fictício ou real. A leitura literária deixa em cada um de nós uma bagagem de experiências que nos define como leitores e que se refletem em nossa formação humana e profissional. Nesse sentido, esse estudo se justifica por conta da relevância da sua temática para a educação escolar e formação social do sujeito.Realizamos um estudo exploratório e de cunho qualitativo cujo objetivo geral foi compreender quais as contribuições do ensino da Literatura para a formação do leitor no universo do Ensino Médio em um colégio públicono município de Jacobina. Nossos objetivos específicos foram identificar se existem alunos com perfil de leitores naquela unidade de ensino; analisar a prática docente de dois professores do Ensino Médio que são professoresdos alunos entrevistados e verificar se a prática desses docentes contribui para a formação de alunos-leitores.Para a coleta de dados valemo-nos das seguintes técnicas: observação das aulas de dois professores; aplicação de um questionário para selecionarmos alunos com perfil de leitores; entrevista com os alunos selecionados. Zilberman (1998); Freire (1989); Lajolo (1999); Cosson (2011); Cândido (1995) entre outros autores que refletem sobre a Literatura na perspectiva da educação para sensibilidade estética e humana, além dos documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e Cultura serviram de ancoragem teórica para esse trabalho. Os resultados obtidos com o estudo demonstram que na escola investigadaa prática pedagógica contribui muito pouco para a constituição desse tipo de leitor em virtude de não se considerar as condições de produção de leitura necessárias aos textos dessa ordem do discurso, dada a sua complexidade.

Perguntas interessantes