Matemática, perguntado por lenarafamilia, 5 meses atrás

No decorrer dos estudos foi possível verificar que, na maioria das vezes, os conceitos matemáticos podem ser melhor fixados pelo aluno quando lhe é proposto atividades de resolução de problemas. Desse modo, o aluno precisa ser conduzido a desenvolver um raciocínio matemático e a compreender os benefícios que podem ser materializados em seu dia a dia.


Diante disso, a professora Rosangela elaborou uma gincana de Matemática com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental I, assim, organizou a turma em grupos, e o desafio era a resolução de alguns problemas matemáticos.

Veja o desempemho do grupo 1:
a imagem é as crianças desenvolvendo a conta do ano de nascimento até o ano da morte para saber

Sejam os primeiros a chegarem ao resultado. Leia o problema e resolva.

O avô de Miguel nasceu em 1915 e morreu aos 89 anos. Em que ano ele morreu?

O grupo trouxe o seguinte resultado: pegaram o ano de nascimento do avô de Miguel que é 1915 e foram acrescentando os anos seguintes até chegar ao ano de 1989. E trouxeram a resposta de que o avô de Miguel morreu em 1989.

Imagem da resolução do problema pelo grupo1:Imagem da resolução do problema pelo grupo1:



​Figura: Resolução do problema pelo grupo.


Sendo você pedagoga(o) da escola, e está assistindo a essa gincana, quais as conclusões tiraria? o que achou da organização da aula da professora Rosangela, e do resultado deste grupo? Disserte e justifique sua resposta tendo como base os estudos da disciplina em no máximo 15 linhas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Elisandraemanuelli
31

Resposta:

Eu entendi dessa forma. espero ajudar.

Explicação passo a passo:

A idéia  de realizar a gincana é maravilhosa em sala de aula,pois trabalha vários fatores como interação,comunicação, pensamento lógico ,atenção,etc. Porém no caso específico acima não houve a interpretação certa pelos alunos ,onde os alunos estavam focados em chegar primeiro e não em obter o resultado correto. Pois para a resolução do problema também é necessário entender o seu significado e nesse caso, não foi usada uma forma inteligente de resolução  da situação-problema,pois não houve a compreenção correta do problema. E a proposta da professora foi de chegar em um resultado,não em chegar em um resultado correto,pois a elaboração correta da pergunta também influencia no resultado

Perguntas interessantes