Química, perguntado por kennedypachy1982, 10 meses atrás

No decorrer dos anos, muitas teorias relacionadas a ligações químicas foram criadas. Uma delas, proposta por Lewis, distribuía os elétrons ao redor de cada átomo de tal maneira a obedecer a teoria do octeto. No entanto, embora coerente quanto à distribuição dos elétrons, esta teoria não trazia consigo o modelo de disposição espacial das moléculas. Assim, surgiu a geometria molecular, que considerava a presença das ligações e dos pares de elétrons não ligantes na deformação da estrutura no espaço. A partir daí, as moléculas passaram a ser visualizadas como formas geométricas perfeitamente organizadas no espaço. Fonte: BROWN, L. S.; HOLME, T. A. Química geral aplicada à engenharia. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014. 624 p. Com base no texto acima, considere a afirmativa a seguir: “A geometria molecular é diretamente influenciada pela estrutura de Lewis, pois...” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa acima. a. Justifica as ligações da molécula de H2, mas não as ligações entre átomos que possuem mais de 1 elétron. b. Descreveu a teoria da ligação de valência e a do orbital molecular. c. Apresenta os elétrons ligantes e não apresenta os elétrons não ligantes. d. Depende apenas dos pares de elétrons não ligantes. e. Leva em conta os elétrons ligantes e não ligantes a fim de considerar suas repulsões e, consequente, influência na geometria da molécula.

Soluções para a tarefa

Respondido por LouiseSG
0

Olá!

A resposta é:

e. Leva em conta os elétrons ligantes e não ligantes a fim de considerar suas repulsões e, consequente, influência na geometria da molécula.

Para definir a geometria molecular, ou seja, a forma com que os átomos estão dispostos espacialmente em uma molécula, é definida pela teoria da repulsão dos pares eletrônicos.

Quando dois ou mais átomos se juntam para formar uma molécula, suas eletrosferas entram em contato e como os elétrons apresentam carga negativa, se repelem. Esta repulsão eletrostática influencia a geometria molecular.

Perguntas interessantes