No decorrer do século XIX, o imperialismo europeu dominou praticamente todo o continente africano. O texto trata sobre esse domínio e as motivações europeias na África.
O período entre 1870 e 1914 esteve, dessa forma, associado à expansão do capitalismo monopolista, à conquista política e militar de territórios e ao auge do imperialismo sobre o mundo, com a partilha da África. [...] apesar de ter como pano de fundo a expansão mundial das relações capitalistas de produção, o imperialismo teve raízes políticas e culturais, entre as quais se sobressaía a crença na superioridade cultural e racial dos europeus.
Com base na leitura do texto, podemos concluir que as motivações europeias, com o imperialismo na África, estabeleciam relações diretas com
(A)
o tráfico de escravizados.
(B)
a seleção natural de Darwin.
(C)
o discurso civilizatório.
(D)
a paz entre continentes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Acredito que seja a letra B) a seleção natural de Darwin
Leia a parte final do texto : "o imperialismo teve raízes políticas e culturais, entre as quais se sobressaía a crença na superioridade cultural e racial dos europeus."
Todas essas justificativas utilizadas partiam de ideais racistas, como o darwinismo social, que estipulava que o homem branco era “superior”.
elinacristina:
Leia esse texto também , pode ser a letra C) A ocupação do continente africano ocorreu sob a justificativa de ser uma “missão civilizatória”, na qual as nações europeias levaram a civilização para os povos “atrasados” da África. A exploração do continente para fins econômicos também utilizava-se de missionários. Desculpe estou entre a B e C.
Perguntas interessantes