No decorrer do desenvolvimento infantil a presença do adulto é importante e capaz de propiciar situações confortantes, que transmitam segurança e desenvolvam a confiança das crianças em relação ao outro. Assim, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasil, vol. 3, p.68):
I. Nos momentos de angústia das crianças, não se deve permitir que extravasem suas emoções, pois nem sempre o choro poderá ser sua forma de expressão diante das dificuldades enfrentadas no decorrer de seu desenvolvimento
II. Não é função do educador a observação das ações e reações das crianças nos momentos de socialização. Esta tarefa deve ser desempenhada por profissional especializado, cuja solicitação deve ser realizada aos órgãos competentes pela supervisão desta etapa da educação para que aspectos legais não sejam desrespeitosos. Diante do trabalho deste profissional, cabe ao educador reavaliar seu planejamento e reorganizar a rotina escolar.
III. Todas as ações e manifestações diante das crianças devem ser fundamentadas em elementos que constituam a função do educador a partir de uma formação adequada. Esta condição permite ao educando o contato com situações de aprendizagem significativas e, consequentemente, sua motivação diante das atividades propostas. Enquanto observador, o docente será capaz de atuar de acordo com as necessidades expressas durante o desenvolvimento dos processos de individualização e socialização,permitindo á criança o pleno desenvolvimento de suas habilidades e competências de acordo com suas potencialidades.
Correta e:
a) II
b) II e III
c) I, II e III
d) III
e) I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
e a letra b a resposta
Perguntas interessantes