No decorrer de seus estudos, você compreendeu que, através de diversas formas de gerenciamento de projetos, devemos identificar todos os fatores críticos existentes no ambiente interno e externo da organização. Agora ficou mais fácil para você identificar as 10 áreas da gestão de projetos que podem ser trabalhadas.
Você soube que algumas linhas de pensamento são desenvolvidas ao redor de um problema ou mesmo de um estudo de caso e também viu que fazer a gestão de um projeto pode desencadear formas diferentes de gestão, as quais podem levar ao sucesso ou ao fracasso, dependendo do comportamento ou resposta do projeto.
A pesquisa do artigo acima teve como intuito “identificar os fatores críticos de sucesso para a implementação do gerenciamento de projetos numa organização, (...) [mostrando] o resultado de um estudo de caso realizado em uma instituição de pesquisa. A análise pautou-se em aspectos relacionados às competências em projetos, tanto na busca de eficiência e de eficácia, como nos aspectos de maturidade organizacional” (RABECHINI JUNIOR; CARVALHO; LAURINDO, 2002).
Como você pode ver, essa pesquisa traz uma análise detalhada sobre algumas áreas da gestão de projetos. Por isso, baseando-se nela e no que estudou nos três primeiros blocos da disciplina, identifique pelo menos quatro dessas áreas de gestão de projetos, apontando definições e características de cada uma.
Soluções para a tarefa
Olá!
Dentre as 10 áreas podemos apresentar 4 e refletir sobre elas, onde temos:
O gerenciamento de escopo: Um produto ou um conjunto de produtos que o projeto deve entregar.
Para ser mais exato, ele faz parte da relação das entregas, levando em consideração tempo, os recursos envolvidos, os custos e até mesmo o risco da entrega.
O gerenciamento de tempo: Onde é realizada a definição das atividades, levando em conta o cronograma e a administração dos prazos.
O gerenciamento das partes interessadas, onde são definidos com clareza os elementos do projeto;
E por fim, o gerenciamento de qualidade, que analisa as características do produto, podendo ser por parte de um serviço, de uma pessoa, de uma organização ou até mesmo de um grupo, gerenciando a qualidade do projeto.
Até mais!