No decorrer da história da sociedade, a instituição do cuidado com as parcelas mais frágeis da população surge por três razões básicas: religiosas e humanitárias, sociais e econômicas.
Com relação ao início do cuidado humanitário analise as afirmativas abaixo e assinale V (verdadeiro) para aquelas que correspondem aos fatores religiosos e F (falso) para as que não correspondem aos fatores religiosos.
( ) Os países europeus, da Idade Média ao Iluminismo, não tinham um programa de amparo estruturado aos pobres que pudesse promover a vida, mas foi ao longo deste período que ações importantes foram se estruturando e modificaram aos poucos a visão da assistência à saúde e cuidado com os pobres.
( ) A motivação da caridade cristã levou muitas pessoas a se dedicarem exclusivamente a essa tarefa, criando, desde a Idade Média, ordens religiosas dedicadas ao cuidado de mulheres e crianças desamparadas, que se abrigavam em conventos e monastérios.
( ) O cristianismo trouxe como dever dos cristãos o amparo aos necessitados, registrado nos primórdios da igreja, havendo pessoas especialmente designadas para cuidar da assistência aos frágeis.
Soluções para a tarefa
I é falsa, pois não se relaciona com fatores religiosos, e sim políticos, de modo a mudar o modo como os mais pobres eram vistos.
II é verdadeira, sendo esta a origem religiosa da instituição de cuidado social, com ordens monásticas famosas, como a Ordem dos Beneditinos e a Ordem dos Franciscanos.
III é verdadeira, o que criou um dever moral (que posteriormente tornar-se-ia um dever social) de que um "irmão" cuidasse dos outros, em especial os menos afortunados.
Resposta:
1 é verdadeira
Explicação:
Os países europeus, da Idade Média ao Iluminismo, não tinham um programa de amparo estruturado aos pobres, que pudesse promover a vida, mas foi ao longo desse período que ações importantes foram se estruturando e modificaram aos poucos a visão da assistência à saúde e cuidado com os pobres.
LEITURA OBRIGATÓRIA
Texto de abordagem teórica – Determinantes sociais de saúde
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. Determinantes Sociais de Saúde. Physis: Rev. Saúde Coletiva, v. 17, n. 1, p. 77-93, Rio de Janeiro, 2007.
Texto de abordagem prática – Políticas públicas
MEDEIROS, A. M. Políticas públicas. Sabedoria Política, 2013. Disponível em: <https:// www .sabed oriap olitica. com. br/ci%C3% AA ncia-politica/politicas-publicas>. Acesso em: 14 maio 2018.
Saiba mais – A roda dos expostos
Assista ao interessante e emocionante vídeo que mostra como a histórica roda dos expostos ainda repercute na sociedade.