No decorrer da análise sobre a Filosofia, fica claro que ela precisa ser praticada. Sobre a prática filosófica, assinale V para verdadeiro e F para falso. ( ) Filosofia é um exercício de abrir fissuras na tessitura do real. ( ) Filosofar é iluminar parcelas escusas da realidade. ( ) A prática filosófica independe da análise do mundo. ( ) A Filosofia é responsável por colocar caos na ordem. ( ) Praticar a Filosofia ajuda a compreender a realidade. F, F, F, F e F. V, V, F, F e F. V, V, F, F e V. F, F, V, V e F. V, V, V, V e V.
Soluções para a tarefa
O que é o real? Como saber que as informações captadas pelos sentidos é real ou não? Perguntas feitas desde sempre e que motivaram o desenvolvimento da filosofia , ou seja, desse modo de pensar e buscar explicações. Se pensarmos em Sócrates, ele com o simples método de dialogar colocava os cidadãos gregos a pensarem sobre o que diziam e pensavam. Platão nos levou a pensar as idéias como fonte do mundo real e Aristóteles foi ainda mais fundo nessa questão.
( V ) Filosofar é iluminar parcelas escusas da realidade.
Assim como “Filosofia é um exercício de abrir fissuras na tessitura do real” ela acaba chegando em pontos onde há desconfiança da realidade. Os filósofos que deram inicio ao modo moderno de pensar (Copérnico, Galileu entre inúmeros outros que colaboraram para o desenvolvimento da astronomia e da matemática) mesmo acreditando nas idéias da Igreja buscavam encontrar a verdade que não dependesse da vontade da igreja, seus dogmas e explicações metafísicas. Se depararam com pontos tão divergentes que foram cassados pela Inquisição.
( F ) A prática filosófica independe da análise do mundo.
Toda pratica filosófica, todo processo de questionar parte das vivencias. “O príncipe” de Maquiavel existe por necessidade de conhecimento que o autor sentiu para os próximos governantes de Florença para que ela se tornasse um Estado tão grande como os Estados nacionais recém formados e que despontavam nas Grandes Navegações e no modo capitalista). O “mito da caverna” de Platão surgiu do que ocorrera com Sócrates em Atenas e a grande questão dos jusnaturalistas e contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau) eram os direitos e o papel do Estado, dado o contexto que viviam de grandes navegações e descobertas de outros continentes, povos e culturas.
( F ) A Filosofia é responsável por colocar caos na ordem.
A ordem é um mito. Ainda mais nesse nosso mundo pós – moderno onde quando falamos de ordem lembramos que existem tantos públicos, tantos grupos que não encontram – se reconhecidos pelo poder do Estado ou inseridos, tendo seus direitos e uma qualidade de vida garantidos. Isso não é culpa da Filosofia. O que ela faz, como afirmado nas duas anterior, é refletir sobre o que esta acontecendo no mundo. Se o mundo já é desigual e fora de ordem, ela só vai se deparar com isso mesmo que por baixo de palavras e imagens bonitas.
( F ) Praticar a Filosofia ajuda a compreender a realidade
Ela questiona, ela incomoda. Os filósofos modernos se debruçaram sobre o método de como alcançar a realidade. A descoberta da Física e da Matemática os levaram a buscar a verdade objetiva, a realidade. Mas mais do que compreender a realidade a filosofia é uma postura diante do mundo. Ela é um modo de pensa-lo, é um modo de criá-lo. Ela vai alem e questiona o que encontra e compreende da realidade, podendo inclusive questionar o questionador. Sócrates questionou tanto a realidade que foi obrigado a suicidar-se, Platão buscou criar um sistema político mais justo para que grandes homens como Sócrates, que faziam um bem tão grande por Atenas não fosse condenado a morte, Francis Bacon acreditava que o homem deveria conhecer a natureza para domina-la, afinal, seria essa sua finalidade e Nietzsche defendeu em suas obras que fossemos alem de todas as idéias estabelecidas e que definam o modo de agir (moral, bem, mal, ciência, devir, progresso, historia universal).
Resposta:
VVFFV
Explicação:
Corrigida pelo Ava.