No cotidiano, em situações de descontração, optamos, muitas vezes, por uma linguagem mais espontânea e desenvolta. Este tipo de linguagem é empregada, geralmente, quando nos comunicamos com pessoas que fazem parte de nosso grupo de familiares e amigos, ou mesmo com pessoas de nosso convívio social em que a situação não exija formalidade. No trecho a seguir, retirado de uma reportagem de uma revista para adolescentes, a jornalista que escreveu não conhece o leitor, no entanto, sua linguagem sugere familiaridade. Por que ela teria empregado este tipo de linguagem?
Soluções para a tarefa
Para se aproximar ainda mais dos leitores e ganhar a empatia destes.
Claramente, a jornalista usou uma comunicação mais informal porque os jovens - durante as conversas do cotidiano - estão acostumados com uma linguagem simples e com vocabulário desconhecido pelas pessoas mais velhas.
Como exemplo prático do vocabulário jovem, podemos citar a seguinte palavra:
zoião - significa o tradicional ovo frito.
Portanto, ela usou uma estratégia de comunicação capaz de atrair e chamar a atenção do público mais jovem.
Sonhe, mas trabalhe duro!
Resposta:No trecho abordado acima, a jornalista usou uma forma de comunicação mais informal para com os jovens. Linguagem essa muito usada por eles, pois estão acostumados com uma linguagem mais simples, e certamente um vocabulário pouco conhecido para os mais velhos.
Explicação:
Acabei de fazer e acertei