No conto O Espelho, de Machado de Assis, um dos personagens narra episódio de sua vida para ilustrar o seguinte pensamento que ele expõe: "Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro". Explique essa ideia e como a história do conto a confirma.
#UFF
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao escrevê-lo, Machado de Assis lança a idéia de que o indivíduo está sujeito a duas "almas". Segundo ele, o ser possui uma alma interna, a qual "olha de dentro para fora" transmitindo seus anseios particulares e valorizando sua consciência individual. Além disso, há uma alma externa, que "olha de fora para dentro", composta de valores alheios ao indivíduo que são, porém, indispensáveis para a concepção do mesmo. Machado exemplifica: "a alma exterior daquele judeu (Shylock) eram seus ducados; perdê-los equivalia a morrer".
Ao escrever tal obra, o autor Machado de Assis teve como principal ideia o fato de que o indivíduo se encontra sujeito a duas “almas”. Em que de acordo com o abordado pelo autor, o indivíduo apresenta uma alma inteira, em que ele olha de dentro para fora, visando a transmissão de seus anseios particulares.
O trecho: "a alma exterior daquele judeu (Shylock) eram seus ducados; perdê-los equivalia a morrer" é um exemplo claro da intensão do autor.
Bons estudos!