No conto de wander Piroli predomina o silêncio. A) Confirme essa afirmativa com exemplos retirados do texto. B) Análise as relações estabelecidas entre os personagens e explique o que pode significar o silêncio predominante no conto. 2) pela leitura do conto podemos inferir que o comportamento do pai quando chega a sua casa é diferente do habitual ou seja ele mostra-se menos violento e hostil. A) que passagem nos permitem fazer essa inferência. B) que sinais de fragilidade você conclui que o pai do narrador-personagem apresenta ao entrar na casa de Fique sua resposta com trechos do texto. C) Que consequência física e psicológica narrador a mudança de comportamento apresentado pelo pai. 3) conto lá no morro se passa durante o jantar de uma família o tempo todo narrador menciona o fogareiro o prato de comida a marmita a porção de arroz o garfo e etc explique de que maneira esses elementos são retomados no último parágrafo intensificando a experiência dramática vivida por esses personagens no barraco. 4) quase no desfecho do conto narrador-personagem e forma que sua mãe diante de violência extrema a qual foi submetido o pai permanece imóvel e fria do outro lado do caixote e embora o quanto não explicite as razões que levam a mulher a ter essa reação é possível levantar algumas hipóteses reúne-se com seus colegas e procure explicar isso.
Soluções para a tarefa
Você se refere ao conto "Lá no morro", de Wander Piroli, certo?
1) A) Confirme essa afirmativa com exemplos retirados do texto.
"Ela me espetou os olhos apagados e os lábios se moveram lentamente.", "Papai atravessou a porta em silêncio", "Mamãe permanecia imóvel junto ao fogareiro", "E gritei-lhe desesperadamente “Mamãe!” sem que ao menos tivesse necessidade de abrir a boca. "
B) Analise as relações estabelecidas entre os personagens e explique o que pode significar o silêncio predominante no conto.
A relação estabelecida entre as personagens é bastante marcada pela figura do pai, que era violento com a família, autoritário e pouco afetuoso. Assim, o silêncio surge como forma de evidenciar essa atmosfera de opressão familiar.
2) pela leitura do conto podemos inferir que o comportamento do pai quando chega a sua casa é diferente do habitual ou seja ele mostra-se menos violento e hostil.
A) que passagem nos permitem fazer essa inferência.
Nessa passagem, o pai se mostra mais cuidadoso ao chegar em casa : " ao invés de chutar o tamborete arredou-o de leve". Nesta outra, vê-se que ele não chegou bêbado, como era de costume : "Não exalava cachaça, desta vez".
B) que sinais de fragilidade você conclui que o pai do narrador-personagem apresenta ao entrar na casa? Exemplifique sua resposta com trechos do texto.
O pai parecia estar ou muito cansado ou desanimado e desesperançoso, como se já tivesse, inclusive, apanhado na rua, como se vê em: deixou-se cair no tamborete. A cabeça pendeu sobre o caixote como se se tivesse desprendido do corpo."
C) Que consequência física e psicológica narrador a mudança de comportamento apresentado pelo pai.
A consequência física se revela quando o narrador relata que tocou os ombros do pai, com um gesto de afeto que possivelmente ele nunca havia feito. A consequência psicológica se mostra quando o narrador começa a ver e perceber o pai com olhos diferentes, ou seja, com um olhar mais humano e reconhecendo que o pai também tinha suas fragilidades.
3) conto lá no morro se passa durante o jantar de uma família. o tempo todo narrador menciona o fogareiro, o prato de comida, a marmita, a porção de arroz, o garfo e etc. explique de que maneira esses elementos são retomados no último parágrafo intensificando a experiência dramática vivida por esses personagens no barraco.
No último parágrafo, esses elementos são retomados mas apresentandos de forma estática, ou seja, como se estivessem congelados junto com a reação dos personagens diante dos homens que vieram bater e levar o pai.
4) quase no desfecho do conto narrador-personagem informa que sua mãe diante de violência extrema a qual foi submetido o pai permanece imóvel e fria do outro lado do caixote e embora o quanto não explicite as razões que levam a mulher a ter essa reação é possível levantar algumas hipóteses reúne-se com seus colegas e procure explicar isso.
A mulher pode ter ficado em pânico e sem reação e também com medo de levarem a ela ou fazerem algum mal ao seu filho.
1- A) O silêncio pode ser observado no texto através de trechos como:
- "Papai atravessou a porta em silêncio";
- E gritei-lhe desesperadamente “Mamãe!” sem que ao menos tivesse necessidade de abrir a boca";
- "Ele continuou quieto, a respiração profunda e descompassada".
Silêncio no texto
No texto, é possível observar um grande silêncio no qual se norteia a narrativa, em que a única fala presente no texto, é quando a mãe manda o filho comer.
A motivação da ausência dos diálogos da família é visível no decorrer do texto, como a presença do pai, entretanto, neste dia em especial também é descrito como alguém silencioso, em que neste contexto foi alvo de violência.
Leia sobre interpretação de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
B) O silêncio predominante no texto pode ser explicado através do medo dos personagens.
Características do personagem
Apesar do personagem no início do texto ser descrito como alguém diferente do habitual, é possível observar quais as características normalmente norteiam o personagem, em que é descrito como alguém extremamente violento com a família além de ser autoritário, causa receio nos outros personagens, incapazes de falar em sua presença.
Veja sobre características de personagens em: https://brainly.com.br/tarefa/47733456
2)- A) A inferência pode ser observada em:
" Papai atravessou a porta em silêncio e ao invés de chutar o tamborete arredou-o de leve".
B) A fragilidade pode ser observada através da descrição feita pelo filho em:
"O pai parecia estar ou muito cansado ou desanimado e desesperançoso, como se já tivesse, inclusive, apanhado na rua, como se vê em: deixou-se cair no tamborete. A cabeça pendeu sobre o caixote como se se tivesse desprendido do corpo."
C) As mudanças que podem ser observadas são:
- Mudanças físicas: observadas através do toque do filho nos ombros do pai;
- Mudanças psicológicas: preocupação com o pai;
Relação entre o pai e a família
Através dos trechos é visível que a grande violência presente no ambiente familiar é capaz de determinar as relações, como o silêncio presente nos vários acontecimentos.
Desta forma, a reação da família frente a mudança de comportamento do pai foram capazes de gerar mudanças, como o possibilidade de preocupação do filho com o pai, em que passa a observar com atenção os detalhes do pai, assim como um toque em seu ombro, que não aconteceria.
Leia mais sobre violência doméstica em: https://brainly.com.br/tarefa/29316991
3) Os elementos são retomados de forma com que se relacione com suas emoções.
Recursos do texto
Para a produção textual é comum que os autores se utilizem de diversos recursos como uma forma de demarcar os acontecimento de uma determinada história.
No texto é possível observar que mãe e filho esperam pelo pai para que façam sua refeição, e a surpresa do acontecimento foi tão comovente que deixaram de comer.
Leia mais sobre textos narrativos em: https://brainly.com.br/tarefa/633257
4) A reação da mãe pode ser explicada através do medo de uma possível violência contra ela e o filho.
Violência doméstica
A violência doméstica além de consequências físicas para as vítimas, também podem ser capazes de gerar uma série de consequências psicológicas que podem perdurar até em outra situações ou relações.
A mãe do personagem ao passar por várias situações de violência passa a ser condicionada a uma determinada relação, como o silêncio em resposta ao medo, assim como observado no último parágrafo.
Leia mais sobre os tipos de violência em: https://brainly.com.br/tarefa/15216135