No conto “Amor”, de Laços de família, a personagem Ana volta para casa, de bonde, trazendo no colo uma sacola de tricô com as compras do mercado, quando vê um cego na rua mascando chicletes. Tal acontecimento desestabiliza Ana. Ela deixa cair a sacola de tricô e solta um grito, o con dutor manda parar o bonde, um moleque junta a sacola e devolve-a para a dona, e Ana constata que os ovos embrulhados no jornal se partiram. O embrulho de jornal é lançado fora, e o bonde dá nova arrancada de partida. Nesse momento do texto, lê-se:
A rede de tricô era áspera entre os dedos, não íntima como quando a tricotara. A rede perdera o sentido e estar num bonde era um fio partido; não sabia o que fazer com as compras no colo. E como uma estranha música, o mundo recomeçava ao redor. O mal estava feito. Por quê? Teria esquecido de que havia cegos? A piedade a sufocava, Ana respirava pesadamente. Mesmo as coisas que existiam antes do acontecimento estavam agora de sobreaviso, tinham um ar mais hostil e perecível… O mundo se tornara de novo um mal-estar. Vários anos ruíam, as gemas amarelas escorriam. Expulsa de seus próprios dias, parecia-lhe que as pessoas da rua eram periclitantes, que se mantinham por um mínimo equilíbrio à tona da escuridão – e por um momento a falta de sentido deixava-as tão livres que elas não sabiam para onde ir.
Página 71
No trecho transcrito, é possível perceber algumas das conquistas formais que se tornaram constantes na ficção de Clarice Lispector e que ajudaram a definir o seu estilo singular. Entre essas conquistas, encontram-se:
a) a narração em primeira pessoa, o monólogo interior e o encadeamento lógico entre motivos e situações.
b) a motivação causal entre as ações, o tempo cronológico e a caracterização física das personagens com contornos firmes e claros.
c) o uso da metáfora insólita, a ruptura com o enredo factual e a entrega ao fluxo da consciência.
d) o registro cronológico das ações, a linguagem clara e direta e a narração em primeira pessoa.
e) o distanciamento do narrador em relação aos fatos narrados, a lin
guagem clara e direta e o monólogo interior.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:
d o narrador e o interior
Respondido por
23
a) a narração em primeira pessoa, o monólogo interior e o encadeamento lógico entre motivos e situações.
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás