No conto “Amor” de Clarice Lispector, um dos recursos narrativos utilizados é o flashback, suspensão do momento presente da ação para apresentar cenas ou situações anteriores ao que está sendo narrado.
A) Identifiqub no início do ctexto uma situação típica do flashback.
B) Durante o flashback, há um uso reiterado dos verbos no pretérito imperfeito indicativo. Que sentidos esse recurso contrói no texto? Justifique sua resposta com elementos do texto.
Soluções para a tarefa
Bom dia!
Respondendo as questões, temos:
A) Identifique no início do texto uma situação típica do flashback.
Podemos colocar como uma das situações o momento em que Ana chega em casa, após o acidente com o bonde, e sentada passa a se questionar sobre seu antigo amor pelo cego, fazendo reflexões a medida em que suas lembranças são contadas e interrompem os acontecimentos naturais da história.
B) Durante o flashback, há um uso reiterado dos verbos no pretérito imperfeito indicativo. Que sentidos esse recurso contrói no texto? Justifique sua resposta com elementos do texto.
O uso desse modo nos verbos, tenta demonstrar fatos passados que ainda não terminaram, denotando uma continuidade do fato durante o tempo. Um exemplo disso é a narração do amor de Ana pelo cego no trecho “É que já não era mais piedade, não era só piedade: seu coração se enchera com a pior vontade de viver. Já não sabia se estava do lado do cego ou das espessas plantas”
A respeito do conto “Amor”, de Clarice Lispector, e do recurso do flashback, podemos afirmar:
- a) No início do texto, ocorre o flashback, como no trecho: “Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. E cresciam árvores. Crescia sua rápida conversa com o cobrador de luz, crescia a água enchendo o tanque, cresciam seus filhos, crescia a mesa com comidas, o marido chegando com os jornais e sorrindo de fome, o canto importuno das empregadas do edifício”.
- b) No decorrer do flashback, o uso dos verbos no pretérito imperfeito do indicativo é intenso, já que eles auxiliam a construir os sentidos de que as ações narradas não se encerram no momento em que sucederam, elas se mantêm em curso a cada dia, pois fazem parte da rotina de Ana. São a sua vida. No trecho “cresciam seus filhos, crescia a mesa com comidas”, observa-se que a vida de Ana é voltada para o cuidado dos filhos e da família, por isso o seu trabalho é incessante.
Conto “Amor”
O conto “Amor” narra a história de Ana, uma mãe de família que se depara, em uma viagem de bonde, com uma cena que a surpreende: um homem cego que mascava chicletes. A partir desse momento, Ana sai da sua tranquilidade cotidiana e começa a refletir sobre sua vida, suas escolhas e o caminho pelo qual deve seguir. Sem rumo, termina entrando no Jardim Botânico, onde, observando o movimento da natureza, se acalma e passa a ver a vida de outra maneira.
Saiba mais sobre literatura em:
https://brainly.com.br/tarefa/4213586
#SPJ3