no continente europeu ha diferenças entre o setor industrial da Europa Ocidental e a da Europa Oriental. A que se deve essas diferenças?
Soluções para a tarefa
Resposta:
De acordo com os pontos de vista espacial e econômico, pode-se dividir a Europa em quatro regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Meridional. Sendo:
Europa Ocidental: região que abrange alguns dos chamados países atlânticos, ou seja, banhados pelo oceano Atlântico (Reino Unido, República da Irlanda e França); os que mantêm relação direta com o Atlântico através do mar do Norte: Países Baixos, Bélgica e Alemanha; e os países sem saída para o mar, mas que estão direta ou indiretamente vinculados ao Ocidente (Áustria, Suíça, Luxemburgo e Liechtenstein).
Europa Setentrional: região que engloba a Noruega e a Suécia, localizadas na península Escandinava, além da Finlândia, Islândia e Dinamarca; abrange também a Estônia, Letônia e Lituânia, que a partir de 1990 se tornaram independentes da então União Soviética. A inclusão desses países na região justifica-se por motivos económicos e pela sua proximidade étnica e cultural com os finlandeses.
Europa Centro-Oriental: É formada pelo conjunto dos antigos países socialistas do Leste - Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária, Albânia, Sérvia, Montenegro, Kosovo, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia - e pelas repúblicas que constituíam a antiga União Soviética, em sua parte europeia: Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Arménia, Azerbaijão e Rússia Europeia.
Europa Meridional: região que, também chamada de mediterrânea, compreende os países situados no sul do continente, quase todos banhados pelo mar Mediterrâneo: Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Turquia europeia, além de vários microestados - Vaticano, São Marinho, Mônaco, Malta e Andorra.
Resposta:
Setor industrial da Europa Oriental- Como os países do Leste Europeu adotaram o socialismo por várias décadas, esse sistema fez com que as indústrias de base tivessem maiores perdas nos setores de bens de consumo e de tecnologia de ponta, provocando atraso tecnológico em relação ao restante da Europa. Com a transição para o capitalismo os países do Leste Europeu passaram por um processo de reestruturação do parque industrial. Hoje, embora as disparidades ainda existam, estão menos acentuadas. Os países do Leste Europeu que apresentam importantes centros e regiões industriais são Rússia (um dos países mais industrializados do mundo), Polônia, Hungria, República Tcheca e Eslováquia.
Setor industrial da Europa Ocidental- A indústria na Europa Ocidental é caracterizada pelo emprego de tecnologia avançada no processo produtivo, com a realização de grandes somas de capital em pesquisa, desenvolvimento de projetos, qualificação e treinamento de mão de obra. Muitas dessas empresas são multinacionais que atuam em diversas regiões do mundo. A atividade industrial europeia está concentrada na Europa Ocidental, com destaque para Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, França e Itália. Nesses países estão os principais centros e áreas industriais do continente, formando um espaço dinâmico e diversificado, que se caracteriza pela presença de indústrias de base (siderúrgicas, petroquímicas e metalúrgicas), indústrias de bens de consumo (automobilísticas, farmacêuticas, têxteis, alimentícias etc.) e indústrias de alta tecnologia (informática, biotecnologia, eletrônica, robótica, telecomunicações, química, aeroespacial etc.).
Explicação:
Essas diferenças devem-se a Europa Oriental estar atrasada na questão desenvolvimento, devido ficar muito tempo presa ao socialismo