No contexto organizacional, conhecer as diferenças entre produtos e serviços é fundamento preliminar para que a empresa seja capaz de desenvolver um projeto adequado. Afinal, a razão de existir de uma empresa reside na busca por proporcionar soluções que satisfaçam às necessidades de seus clientes, o que pode ser oportunizado pela fabricação de um produto e/ou pela prestação de um serviço, ou ambos em conjunto. Contudo, é também preciso ser rentável, para que a empresa possa se manter e prosperar. Para tanto, em algumas situações, a empresa pode decidir promover mudanças, seja para melhorar o que já existe, seja para inovar, o que pode ser feito em produtos, serviços e processos.
Jorge não sabe se deseja manter a atividade principal como está ou se deve buscar alguma alteração significativa no negócio. Para auxiliá-lo nessa importante decisão, elabore um parecer contendo comentários sobre as duas alternativas a seguir:
a) No caso de manter a atividade principal como está, o que Jorge pode fazer de forma diferente e que benefícios podem ser obtidos com isso?
b) No caso de alterar a atividade, que mudanças poderiam ser promovidas e que benefícios elas podem gerar?
Soluções para a tarefa
A abordagem de venda de seus produtos pode ser mais atual, ou seja, dialogar com a sociedade que faz uso das tecnologias e busca sempre encontrar o novo. Jorge pode criar logotipos mais interessantes e trazer funcionários com linguagem moderna para a comunicação externa da sua empresa.
Já no caso de alterar sua atividade, é importante levar em consideração para qual mercado ele quer migrar e como ele vai se relacionar com a sociedade, tendo como base os veículos digitais como a maior forma de visibilidade do seu negócio.
Resposta:
PADRÃO RESPOSTA ESPERADO
Explicação:
a) No caso de manter a atividade como está, Jorge poderia:
Implementar o conceito de projetos em sua atividade, dedicando-se à etapa de iniciação e planejamento para uma melhor definição do móvel a ser fabricado, fazendo um levantamento mais cuidadoso e detalhado do que será produzido, de modo a saber antecipadamente quais materiais serão necessários (tanto em quantidade quanto em especificações), bem como o tempo a ser empregado na fabricação do móvel.
Assim, ele terá melhores condições para estabelecer o preço a ser cobrado pelo serviço e também para definir de forma adequada o prazo de entrega a ser combinado com o cliente. Durante a etapa de execução da fabricação, Jorge precisa manter-se focado no que foi contratado inicialmente com o cliente, sem promover modificações; no caso de elas existirem, devem ser orçadas e cobradas do cliente. Por fim, na etapa de encerramento, Jorge pode verificar o que deu certo e o que deu errado, apurando as lições aprendidas para aplicá-las em novas contratações.
b) No caso de promover mudanças no negócio, Jorge poderia:
Passar a fabricar uma linha de móveis modulares, podendo, assim, produzir itens padronizados em maior quantidade, que terão um custo menor e que, por isso, poderão ser oferecidos a seus clientes com preços mais atrativos. Além disso, os produtos terão prazos de entrega menores, pois poderá haver peças prontas em estoque. Ainda que as peças não tenham a exclusividade dos móveis sob medida, Jorge poderia oferecer o serviço de projeto dos móveis (estudo da melhor combinação de peças), bem como o transporte e a montagem deles.
A decisão de produzir móveis modulares pode ser conduzida de forma paralela com a fabricação de móveis sob medida, ou seja, não necessariamente precisa ser uma substituição. Contudo, a decisão de alterar significativamente a atividade principal da empresa ocasionará impactos expressivos sobre sua operação, e isso precisará ser cuidadosamente pensado.