No contexto laboral, vários são os desafios com que as equipes se deparam diariamente. Para se
chegar a ter um grupo maduro e que tenha alto desempenho organizacional, é necessário que
seus membros percorram alguns estágios, que não apenas lhes proporcionam conhecer melhor
um ao outro, mas solidificar uma identidade coletiva, compreensões compartilhadas,
entendimentos mútuos e práticas em grupo bem-sucedidas. O tempo é um fator primordial no
alcance desses modelos mentais comuns e perpassa os estágios de desenvolvimento da equipe.
Como você explicaria os estágios de desenvolvimento dessa equipe?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os quatro estágios são:
1) estágio de formação: é a fase de conhecer os membros da equipe, desvendar expectativas e valores que a guiam, identificar a autoridade existente e captar os limites em que os comportamentos dessas pessoas se esbarram.
2) estágio de ataque: há o desejo de os membros demonstrarem a importância de seu trabalho, o que acaba por provocar mais conflitos interpessoais, uma “corrida” pela competitividade e estabelecimento de normas.
3) estágio de normatização: após o confronto de ideias, expectativas e diferenças nas compreensões acerca do andamento da equipe e do trabalho, os membros começam a alinhar seus modelos mentais, ecoando um sentimento muito maior de coesão, de unidade e direção coletiva.
4) estágio de realização: decorre da coesão e da cooperação entre os membros da equipe, reforçando a confiança que se construiu e que se mantém entre os membros. Isso se reflete numa coordenação muito mais eficiente e com um nível maior de comprometimento das pessoas que se sentem participantes fundamentais do grupo, ou seja, um sentido de realização compartilhado entre elas.
Explicação:
Contexto laboral os estágios do desenvolvimento de uma equipe são classificados em: estágio de formação, estágio de ataque, estágio de normatização, estágio de realização.
Estágio de desenvolvimento de uma equipe
- Formação: esse é um estágio onde ocorrerá a interação entre os membros da equipe para que ambos possam se conhecer, assim como também observar os limites existentes entre comportamentos das pessoas da equipe.
- Ataque: nesse estágio os trabalhadores apresentam um desejo em demonstrar sua importância para o trabalho, o que consequentemente pode gerar alguns conflitos internos no ambiente de trabalho.
- Normatização: apesar dos conflitos gerados anteriormente é nesse estágio em que os membros da equipe começam a alinhar seus modelos mentais para trabalharem de forma coletiva.
- Realização: esse estágio ocorre a partir da cooperação entre colaboradores de uma mesma equipe no qual ambos os membros demonstram confiança e comprometimento.
Entenda mais sobre o trabalho em equipe em: https://brainly.com.br/tarefa/22643606
#SPJ2