Português, perguntado por ronieryliboriopa6rzo, 1 ano atrás

No contexto dos anos finais do Ensino Fundamental ou de Ensino Médio, há que se destacar que os sistemas de ensino têm garantido a presença de um profissional muito importante para acompanhar o aluno surdo, figura esta que também faz parte da comunidade surda e é responsável pela mediação entre surdos e ouvintes: o intérprete. Leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas no que se refere a esse profissional:

( ) Esse profissional é aquele que, por dominar a Libras e o português, pode vincular a interação entre pessoas que as desconheçam.

( ) O trabalho do intérprete consiste em transpor textos ou discursos de uma língua para outra, permitindo que pessoas que escrevem e falam em línguas diferentes possam se comunicar entre si.

( ) Além do intérprete, há outro sujeito, também envolvido na comunidade surda e com o mesmo domínio linguístico, mas que desempenha um trabalhado diferenciado, o tradutor. A principal diferença entre a atuação desses profissionais está no fato de que o tradutor trabalha com discursos orais, o intérprete com textos escritos.

( ) O profissional intérprete pode escolher entre uma das principais modalidades de interpretação existentes: interpretação de acompanhamento, interpretação judicial e interpretação de conferência.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, V.
b. V, F, V, V.
c. V, V, F, F.
d. F, V, F, V.

Soluções para a tarefa

Respondido por betrixx
12

Resposta: Gabarito comentado: A resposta correta (V, V, F, V). Apenas uma das alternativas é falsa, pois a principal diferença entre a atuação desses profissionais está no fato de que o tradutor trabalha com textos escritos, o intérprete com discursos orais. Dessa feita, pessoas surdas podem atuar como tradutores quando leem textos em português e os transpõem para Libras. Ou ainda, podem ser intérpretes quando veem uma língua sinalizada de um país em específico e a transpõe para a língua de sinais de outro país. Livro: Língua Brasileira de Sinais – Libras, Capítulo 3 Páginas 155 a 156

alternativa A

Perguntas interessantes