No contexto do mercantilismo, o que significava o Exclusivo Colonial?
a) significava a determinação de que a metrópole não poderia intervir naquilo que era produzido na Colônia.
b) significava que as práticas comerciais só poderiam ser efetivamente exercidas nos domínios das Colônias.
c) significava que as práticas de exploração de matérias-primas não poderiam exceder os limites de uma pequena quantidade por semana.
d) significava a determinação de que aquilo que era produzido na Colônia só poderia atender ao consumo de quem nela vivia.
e) significava a determinação de que aquilo que era produzido na Colônia só poderia ser explorado pela metrópole que sobre ela tinha domínio.
Soluções para a tarefa
Resposta:letra e
Explicação: As metrópoles controlavam a economia das colônias para as quais forneciam produtos manufaturados; já as colônias tinham a função básica de abastecer as metrópoles com mercadorias simples e valiosas, como ouro, especiarias, madeira, pedras preciosas, marfim, açúcar etc...
A alternativa que melhor responde a questão é:
e) significava a determinação de que aquilo que era produzido na Colônia só poderia ser explorado pela metrópole que sobre ela tinha domínio.
O exclusivo colonial também denominado por outros autores como pacto colonial se refere a uma das práticas mercantilistas praticadas pelos monarcas absolutistas entre os séculos XVI e XVIII. Tal prática consistia na imposição de que as regiões colonizadas deveriam obrigatoriamente exportar seus produtos para a sua respectiva metrópole.
Dessa maneira, a colônia estava "presa" ao compromisso de ceder sua matéria-prima de acordo com os valores que atendiam aos interesses da metrópole. Em contrapartida a metrópole possuía assim o monopólio comercial na colônia, pois somente produtos da metrópole podiam ser vendidos na colônia.
Para saber mais, acesse em:
https://brainly.com.br/tarefa/13014136