Português, perguntado por solanginha1231pec5mn, 1 ano atrás

No contexto da redação dissertativo-argumentativa, tese é uma afirmação sobre determinado tema defendida por meio de argumentos.

a) Entre os trechos de redação reais apresentados a seguir, aponte em seu caderno o que não constitui uma tese.

I - "o Brasil enfrenta um grande desafio social e econômico ao receber tantos imigrantes na atualidade, e o governo deve interferir para integrar esses novos cidadãos assegurando emprego, qualificação e cursos de Língua Portuguesa, bem como garantindo direitos trabalhistas e habitação"

II - "o Brasil vive um excelente momento econômico e o fluxo imigratório decorrente desse fato tende a ser benéfico economicamente, desde que o país saiba aproveitar a qualificação dos imigrantes em seu mercado de trabalho, transformando o que poderia ser problema em uma solução para outras questões"

III – “o Brasil precisa elaborar uma política de recepção desses imigrantes com regularização, integração ao mercado de trabalho, implantação de órgãos de recepção, oferecimento de cursos de Língua Portuguesa e de qualificação profissional. Essa recepção aos imigrantes proporcionaria maior arrecadação de impostos e poderia suprir áreas em que há falta de mão de obra”

IV – “o Brasil vive um excelente momento econômico, destacando-se no panorama sul-americano, e essa estabilidade econômica atrai muitos imigrantes em busca de melhores condições de vida”

b) O trecho que não constitui tese corresponde a um tema, a um argumento ou a uma proposta de intervenção?

Soluções para a tarefa

Respondido por oana7096
258

Olá!

A tese é a defesa de uma opinião a respeito de um tema. Na redação com cunho argumentativo-dissertativo ela costuma aparecer nos parágrafos centrais do texto e deve ser utilizada para defender a hipótese ou problema apresentada no início, através de fatos e argumentos.

A assertiva que não se caracteriza como tese é a primeira. Trata-se de uma proposta indicando como solução que o “governo deve interferir para integrar esses novos cidadãos assegurando emprego, qualificação e cursos de Língua Portuguesa, bem como garantindo direitos trabalhistas e habitação"

Bons estudos!



Respondido por lucimariasilvadossan
0

Explicação:

procurando a resposta da questão

Perguntas interessantes