no contexto da independência da formação da identidade nacional,cultuava-se a origem indígena. Segundo Lobato, seus contemporâneos findo o "ciclo" indianista, passaram a orgulhar-se de pertencer a "raça do caboclo". O autor avalia que esse outro "ciclo" também passaria. Quem seriam os " demolidores de ídolos", a "gente má e sem poesia" que lhes expunha "a verdade nua"?
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Resposta:
A obra citada é o livro Urupês, uma coleção de contos escritos por Monteiro Lobato, primeiro publicados em periódico e depois reunidos em livro.
Ao analisar a identidade nacional, Monteiro Lobato raciocina que o indígena foi valorizado como símbolo do Brasil, principalmente por autores românticos. No entanto, esse símbolo cedia espaço para o caboclo, o 'jeca'.
Esse novo personagem, sem instrução formal, considerado preguiçoso, fruto da miscigenação, seria a verdadeira cara do Brasil. Monteiro Lobato tenta, ao criar esse personagem, criticar a suposta passividade do povo brasileiro frente aos acontecimentos.
No mesmo livro, porém, Monteiro Lobato afirma que o jeca 'não é assim, está assim', entendendo existir a possibilidade de mudança.
A obra citada é o livro Urupês, uma coleção de contos escritos por Monteiro Lobato, primeiro publicados em periódico e depois reunidos em livro.
Ao analisar a identidade nacional, Monteiro Lobato raciocina que o indígena foi valorizado como símbolo do Brasil, principalmente por autores românticos. No entanto, esse símbolo cedia espaço para o caboclo, o 'jeca'.
Esse novo personagem, sem instrução formal, considerado preguiçoso, fruto da miscigenação, seria a verdadeira cara do Brasil. Monteiro Lobato tenta, ao criar esse personagem, criticar a suposta passividade do povo brasileiro frente aos acontecimentos.
No mesmo livro, porém, Monteiro Lobato afirma que o jeca 'não é assim, está assim', entendendo existir a possibilidade de mudança.
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