No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos regionais. Esses blocos apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a zona de livre comércio que se caracteriza pela
a) criação de uma moeda única a ser adotada pelos países membros.
b) livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros.
c) unificação de políticas de relações internacionais entre os países membros.
d) livre circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países membros.
Soluções para a tarefa
Oi, amigo(a)!
Em linhas gerais, os blocos econômicos são grupos de países que se unem a fim de se estabelecer relações econômicas entre si (trocas de interesses mútuos). Na prática, os países formadores de um bloco econômico possuem uma zona de livre comércio entre si (livre circulação de mercadorias). Nesta direção, estes países podem se unir em uma determinada região ou em todo o continente no qual os países estejam localizados.
Os critérios mais conhecidos para a criação de um bloco econômico são:
economia local - bons índices de crescimento e desenvolvimento;
relações políticas com outros países;
infraestrutura local - para movimentação de bens e mercadorias; livre comércio;
mão-de-obra de qualidade e acessível;
sistemas políticos sólidos dos países membros.
Gabarito:
"b) livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros".
Até logo!
No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos regionais. Esses blocos apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a zona de livre comércio que se caracteriza pela (b) livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros.
Agora vamos analisar as alternativas, ponto a ponto:
- a) criação de uma moeda única a ser adotada pelos países membros.: falso. Embora possa ser parte de um acordo de livre comércio, uma moeda única não é requisito para este tipo de associação;
- b) livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros.: correto. O livre-comércio se caracteriza por uma relação de abertura comercial, ou seja, de redução ou eliminação de tarifas referentes aos produtos dos países associados.
- c) unificação de políticas de relações internacionais entre os países membros: falso. Nem sempre um acordo de livre-comércio envolve uma unificação de políticas internacionais. Acordos de livre-comércio precisam liberar circulação de bens.
- d) livre circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países membros: falso. Embora possa ocorrer (como é o caso da União Europeia), nem sempre um acordo de livre-comércio envolve a livre circulação de pessoas.
Alguns exemplos de acordos de livre comércio:
- O NAFTA (North American Free Trade Agreement), ou Acordo Norte-Americano de Livre Comércio;
- MERCOSUL; (com restrições)
- Espaço Econômico Europeu; (com restrições)
Agora que você entendeu que No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos regionais. Esses blocos apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a zona de livre comércio que se caracteriza pela livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros, aprofunde seus conhecimentos sobre geopolítica:
A expansão inglesa e o livre comércio
https://brainly.com.br/tarefa/19084718
A Coroa Inglesa, a Coroa Espanhola e o livre comércio
https://brainly.com.br/tarefa/18405628
A globalização neoliberal
https://brainly.com.br/tarefa/18113583
-
Matéria: Geografia
Nível: Ensino médio