No contexto da filosofia platônica, o texto expressa uma perspectiva aristocrática acerca do exercício do poder, uma vez que este é legitimado pelo/a
Soluções para a tarefa
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca do poder na filosofia de Platão, podemos afirmar que a resposta correta está na letra A, ou seja, o exercício do poder é legitimado pela prática da virtude.
Sobre o poder segundo a filosofia de Platão
Segundo Platão, o exercício do poder deveria ficar restrito a um tipo de aristocracia constituído por sabedoria, e não pela nobreza. Ademais, ele defendia que tal característica deveria também se aplicar aos governantes, reis e legisladores, já que a racionalidade e o intelecto conduziria a uma maneira de governar mais justa, que atenderia de forma mais eficaz o interesse coletivo.
Nesse sentido, Platão acreditava que os filósofos eram os que deveriam governar, já que, por possuírem mais sabedoria, seriam os mais aptos. E, ademais, eles desprezavam honras, negando os vícios, como conceituado por Aristóteles e, portanto, seguindo as virtudes.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"Os verdadeiros filósofos, tornados senhores da cidade, sejam eles muitos ou um só, desprezam as honras como as de hoje, por julga las indignas de um homem livre e sem valor algum ,mas,ão contrato, tem em alta conta a retidão e as honras que dela decorrem e julgando a justiça como algo muito importante e necessário, pondo se a serviço dela e fazendo a crescer administram sua cidade.
(...)
a) prática da virtude;
b) consenso da elite;
c) decisão da maioria;
d) riqueza do indivíduo;
e) pertencimento de sangue."
Saiba mais sobre o poder na filosofia de Platão em: brainly.com.br/tarefa/20977862
#SPJ4