No contexto da expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI, Portugal despontou com destaque por reunir algumas características que se mostraram fundamentais nesse processo.
Entre os aspectos que facilitaram a expansão marítima de Portugal, pode-se destacar a
A
presença de densas florestas necessárias à construção de navios e as grandes recompensas financeiras aos marinheiros dispostos a navegar.
B
centralização política, com monarquia ligada à burguesia mercantil, o investimento em tecnologia náutica e a posição geográfica privilegiada.
C
fundação da República Constitucional Portuguesa, a adoção de práticas de navegação medievais e a compra de navios especiais franceses.
D
ocorrência de concursos que premiavam os navegadores que descobrissem novas rotas de comércio com a Inglaterra.
E
E união política com a Coroa espanhola, a espionagem e
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra B
Explicação:
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
A centralização monárquica portuguesa aconteceu ainda no século XIV com a Revolução de Avis, Portugal foi considerado o primeiro reino europeu unificado, ou seja, foi o primeiro Estado Nacional da história da Europa. Além do fato da unificação portuguesa, a Revolução de Avis consolidou a força da burguesia mercantil que, conforme vimos acima, investiu pesadamente nas Grandes Navegações
No contexto da expansão marítima e comercial europeia, podemos afirmar que a alternativa que representa melhor o porquê do destaque português é a letra B.
Pioneirismo de Portugal na Expansão Marítima e Comercial
Podemos afirmar que Portugal teve um lugar de destaque durante os séculos XV e XVI, tendo o pioneirismo na expansão marítima e comercial.
Esse destaque deve-se em decorrência de ser o primeiro Estado moderno europeu, e principalmente por possuir uma burguesia que investia na expansão marítima em razão de sua política mercantilista e seus interesses no comércio das índias.
Em decorrência desse investimento na tecnologia náutica, tivemos a grande contribuição dos estudos de Dom Henrique de Avis sobre navegações que revolucionou o modo de navegação, inspirando navegadores a montarem uma instituição que tinha como objetivo o aprimoramento das técnicas marítimas que mais tarde viria a se chamar "Escola de Sagres".
Saiba mais sobre "Pioneirismo de Portugal na Expansão Marítima e Comercial" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17908667
#SPJ2