“No contexto da antropologia, a identidade consiste na soma nunca concluída de um aglomerado de signos, referências e influências que definem o entendimento relacional de determinada entidade, humana ou não humana, percebida por contraste, ou seja, pela diferença ante as outras, por si ou por outrem.” (MOTTA, L. 2019, p.15 )
Assinale a alternativa que relaciona a tirinha ao texto:
Escolha uma opção:
a.
O ornitorrinco não sabe que é, pois não consegue se comunicar de forma coerente com o psicólogo.
b.
O ornitorrinco não sabe quem é, pois a identidade consiste numa série de referências não estabelecidas, vagas e não percebidas pela sociedade.
c.
O ornitorrinco não sabe quem é, pois se difere facilmente de outros animais.
d.
O ornitorrinco não sabe quem é, pois se encaixa na categoria dos animais irracionais.
e.
O ornitorrinco não sabe quem é, pois ao mesmo tempo em que possui características de outros animais, não é nenhum deles.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Opção E - O ornitorrinco não sabe quem é, pois ao mesmo tempo em que possui características de outros animais, não é nenhum deles.
Explicação:
Para a antropologia, a questão da identidade dentro de uma sociedade, de um grupo ou de um indivíduo pode ser percebida através de signos comuns e específicos, manifestações, costumes, valores, crenças que caracterizam um povo e, consequentemente, seus indivíduos.
Estes elementos naturalmente transformam-se em referência para a identidade de quem o partilha, e até mesmo para quem os vê de fora, como observador. Além disto, é através da cultura que uma parte significativa dos elementos indenitários é formada.
O ornitorrinco é provavelmente um dos mais distintos animais que habitam o nosso planeta. Veja algumas curiosidades: eles não possuem estômago, isto é, seu esôfago se conecta diretamente com os seus intestinos. Possuem um bico extremamente sensível, que utilizam para perceber espécies ao seu redor. São mamíferos que põe ovos. Seu genoma inclui genes de diferentes mundos dos répteis, aves e mamíferos e muitas outras diferenças.